Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Taça Paulista: Conheça mais sobre o novo campeonato do Estado de SP

A Taça Paulista é o novo campeonato do Estado de São Paulo. Depois da Liga Sul-Minas-Rio, a Liga Paulista foi criada pela advogada Gislaine Nunes, com o intuito de colocar novamente em campo,  equipes tradicionais e que estavam inativas no futebol paulista. O torneio será composto por 34 equipes, sendo que na categoria principal as equipes estão divididas em dois grupos: Grupo A com 12 equipes e Grupo B com 13 equipes, além de uma categoria sub-18 com nove equipes. A estréia da competição está marcada para o dia 13 de maio, entre Corinthians de Presidente Prudente e Jalesense.

Emanuel de Cássio dos Santos Baldan
Futuro estatístico. Aliando números com o esporte.

Crédito: Getty Images

No dia 14 de março, a tabela foi divulgada e juntamente com isso, mais dois afiliados foram anunciados: EC Vai-Vai (São Paulo) e American Vila Soccer (Diadema). Sim, você não está enganado, o primeiro clube é ligado a escola de samba paulistana Vai-Vai.

A Taça Paulista conta com equipes que já disputaram competições oficiais da Federação Paulista de Futebol (FPF), como: Grêmio Sãocarlense, União Suzano, Paulistinha, Corinthians de Presidente Prudente, Guariba, Jaboticabal e Jalesense.
Os clubes poderão utilizar atletas com até 23 anos, além também de poder contar com 5 atletas acima da idade. Os seis melhores de cada grupo se classificam para a disputa do mata-mata. Confira as equipes e onde cada uma mandará seus jogos:
Grupo 1: Arujá (Arujá), ADA-Araraquara (Boa Esperança do Sul), Aliança (Carapicuíba), Raça SC (Campinas), Caieiras (Caieiras), American Vila Soccer (Diadema), Peruíbe FC (Peruíbe), Concórdia Poaense (Poá), Andreense (Santo André), Grêmio Sãocarlense (São Carlos), Vai-Vai (São Paulo) e União Suzano AC (Suzano).
 
Grupo 2: Ranchariense (Rancharia), Academia Futebol Futuro (São José do Rio Preto), Nevense (Neves Paulista), Ouroeste (Guarani d’Oeste), Paulistinha (Matão), Corinthians (Presidente Prudente), Guariba (Guariba), Jaboticabal Atlético (Jaboticabal), Jalesense (Jales), Lins FC (Lins), Real Sociedade (Poloni), SOREA (Auriflama) e Talentos 10 (Bauru).
Grupo Competição Sub-18: Head Soccer (Valinhos), Atlético Marília (Marília), Cafelandense (Cafelândia), Águas de Lindoia EC (Águas de Lindoia), Leões do Recanto (Jumirim), Grêmio Ourinhos (Ourinhos), Bebedouro (Bebedouro), Vila Nova (Vera Cruz) e Jaguariúna (Jaguariúna).
Opinião
Liga paralela as competições da Federação Paulista de Futebol (FPF), a Taça vem para resgatar alguns times tradicionais, além de proporcionar oportunidades para equipes que sonhavam em disputar uma competição oficial, sonho até então não realizado, devido as altas taxas cobradas pela FPF. Acredito em um nível técnico baixo da competição, mas por ser o primeiro ano da competição, a tendência é de crescimento, além é claro de gerar novas oportunidades para os atletas, durante uma boa parcela do ano.