Vasco x Botafogo: Veja o que mudou nos times desde a final do Carioca em 2015

campeoes
Foto: Marcelo Sadio/vasco.com.br

Times de melhor campanha na atual edição do Campeonato Carioca, Vasco e Botafogo se reencontram neste domingo (27), às 16h (horário de Brasília), em São Januário. O Clássico da Amizade decidiu o título estadual em 2015.

LEIA MAIS:
De olho na liderança, Botafogo e Vasco se enfrentam em São Januário
Vasco x Botafogo: raio-X do Clássico da Amizade
Mauro Cezar Pereira cita rebaixamento do Vasco e rebate torcedor que criticou Tite
Vasco x Botafogo: saiba como assistir ao jogo pela TV
Flamengo perde para o Volta Redonda e vira piada na web mais uma vez

Campeão com Doriva como técnico, o Vasco caiu de produção no segundo semestre e caiu para a Série B do Brasileirão. O comandante cruzmaltino deixou o clube em junho, após uma sequência de cinco derrotas consecutivas e oito jogos sem vitórias. Celso Roth assumiu a vaga mas ficou apenas até agosto, quando chegou Jorginho. Apesar da queda, a diretoria resolveu manter o ex-lateral como treinador.

Autor de gols nos dois jogos da final, o centroavante Gilberto se transferiu em julho para o Chicago Fire, que disputa a Major League Soccer-EUA. Afastado, o atacante Bernardo foi para o Ceará. Já Dagoberto pediu afastamento do grupo, o zagueiro Douglas Silva e o meio campista Marcinho saíram para Joinville e Itumbiara, respectivamente.

O volante Guiñazu e o atacante Rafael Silva ficaram no Vasco até dezembro mas neste ano acertaram com Talleres-ARG e Cruzeiro, respectivamente. Dois atletas também foram para o Sport – o lateral Christianno e o volante Serginho.

Do lado botafoguense, René Simões foi demitido após a eliminação para o Figueirense na Copa do Brasil e Ricardo Gomes assumiu a equipe em julho. Desde então, o ex-treinador do Vasco apostou em nomes da base alvinegra, como Sassá e Luis Henrique, além de mesclar com nomes experientes como Daniel Carvalho (hoje no Goiás) e o goleiro Jefferson. A estratégia terminou com o título da Série B e o acesso à elite do futebol brasileiro garantido de forma antecipada.

Com relação ao elenco, a dupla de ataque Rodrigo Pimpão e Bill foram para Emirados Árabes e Coreia do Sul, respectivamente. Já o lateral direito Gilberto foi para a Fiorentina, da Itália.

Alguns atletas continuaram até o final da Série B mas trocaram de clube em 2016. São eles: o goleiro Renan (Avaí), o zagueiro Diego Giaretta (Criciúma), o lateral esquerdo Thiago Carleto (XV de Piracicaba), os volantes Willian Arão (Flamengo) e Marcelo Mattos (Vasco). Sendo assim, dos titulares que começaram na final apenas o lateral direito Luis Ricardo e o zagueiro Renan Fonseca continuam no time.

FINAL – CAMPEONATO CARIOCA 2015: BOTAFOGO 1 X 2 VASCO
Estádio do Maracanã, 3 de maio de 2015
Gols: Rafael Silva (V), Diego Jardel (B) e Gilberto (V)
BOTAFOGO – Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão (Fernandes), Luis Ricardo (Sassá) e Tomas (Diego Jardel); Rodrigo Pimpão e Bill. Técnico: René Simões.
VASCO – Martín Silva, Madson, Rodrigo, Luan e Christianno; Guiñazu, Serginho, Julio dos Santos (Lucas), Rafael Silva (Marcinho), Dagoberto (Bernardo) e Gilberto. Técnico: Doriva.

(Foto: Marcelo Sadio/vasco.com.br)