Vasco x Botafogo: Raio X do clássico da amizade

Vasco x Botafogo
Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Vasco e Botafogo se encontram em partida válida pelo Cariocão. Considerado o clássico da amizade, as equipes se enfrentam hoje às 16h, com transmissão da TV aberta. No segundo turno o time da Colina mantém 100% de aproveitamento e, com o regulamento privilegiando jogar todos os clássicos com mando de campo, receberá o Glorioso em São Januário.

 

LEIA MAIS:

Botafogo segue em busca de patrocinador master

O histórico não é nada favorável para o time de General Severiano. Em 206 confrontos válidos pelo Campeonato Carioca, o time da Colina, tem uma larga vantagem em cima do Botafogo. São 86 vitórias sofridas, contra 58 vitorias e 61 empates.

Em 29 de abril de 2001 o Botafogo sofreu sua maior goleada contra o Vasco. Com um time mesclado de juniores e profissionais, foi atropelado na ocasião. Dé Aranha (hoje comentarista da Rádio Globo) comandava o Alvinegro. Após a partida revelou que a diretoria não cumpriu o acordo de fazer os pagamentos em atraso e isso desmotivou o time. Rebatendo, Carlos Augusto Montenegro, ex-presidente, disse que o Botafogo estava se apequenando e que ganhou o título do Brasileirão de 95 com quatro meses de atrasos de salários.

Em 2009 foi a vez do Botafogo, com destaque para Maiconsuel que marcou dois gols na partida, o Glorioso bateu o Vasco por 4 a 0 na semifinal, avançando para final daquele ano. Outra goleada em que o time de General Severiano aplicou foi em 1942, 5 a 1.

Os maiores artilheiros do clássico da amizade são: Roberto Dinamite com 25 e Quarentinha com 17 gols marcados.

No clássico deste ano o Vasco foi melhor em campo. Mas cedeu o empate por 1 a 1. Com ótima expectativa para o confronto, dado os números das equipes, Vasco com o melhor ataque e Botafogo com a melhor defesa. Riascos e Emerson fizeram os gols do jogo. Até agora as equipes seguem invicta e novamente será muito esperado o jogo de hoje.

 

Estatística
Estatística

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ogol e Futpédia

 

 

 



Estudante de jornalismo. Amante incondicional de Futebol e Surfe.