Finais do Campeonato Paulista têm invasão de equipes pequenas nos últimos anos

Audax Osasco e Santos começam a decidir o título do Campeonato Paulista de 2016 no próximo final de semana. A equipe dirigida por Fernando Diniz alcançou, até o momento, um feito que não tem sido incomum às equipes pequenas. Resta saber se fará o que poucos fizeram nos últimos anos: ficar com a taça.

Diogo Marcondes
Diogo Marcondes é Jornalista graças a Deus e acompanha futebol desde os primeiros 90 minutos de vida. Torce, não distorce e vai se contorcer para escrever matérias interessantes para todos os Torcedores.Atualmente, escreve para o Blog Mural, hospedado no site da Folha de S. Paulo.

Crédito: Reprodução Facebook Oficial

LEIA MAIS
FPF define mandos da final entre Santos e Osasco Audax

Desde 2001, quando o Botafogo de Ribeirão Preto disputou a final contra o Corinthians, a chegada de equipes consideradas pequenas à decisão do Campeonato Paulista não têm sido algo incomum. Muito pelo contrário. Em 16 finais, nove delas contaram com equipes menores do estado, mas a conquista do título tem sido difícil.

O Paulistão de 2002 entra nesta conta, mas naquele ano os grandes disputaram o Torneio Rio-São Paulo. Ituano x União São João jogaram a final. O campeão Ituano teve direito de enfrentar o Corinthians na semifinal do Supercampeonato Paulista. Na outra semifinal, jogaram São Paulo x Palmeiras. A equipe de Itu avançou à decisão, mas perdeu para o Tricolor.

Em 2004, a final foi entre pequenos mesmo com a participação dos grandes: São Caetano x Paulista. Deu azulão. Excluindo esta edição, apenas em 2014 uma equipe de menor expressão teve sucesso. O Ituano faturou o Campeonato Paulista ao derrotar o Santos na final.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Em 2001, o Corinthians venceu o Botafogo. Em 2007, deu Santos sobre o São Caetano. No ano seguinte, foi a vez de o Palmeiras derrotar a Ponte Preta. Em 2010 e 2012, o alvinegro praiano venceu Santo André e Guarani, respectivamente.

O Audax já escreveu uma parte da história. Será que conseguirá escrever a outra diante de um Santos que chega à oitava final seguida e que venceu seis das últimas dez edições do Campeonato Paulista? As respostas serão dadas nos próximos dois domingos.

Pequenos nas finais (campeões à esquerda, com exceção de 2016)

2001 – Corinthians x Botafogo-SP

Está em dúvida sobre qual curso de faculdade escolher?

2002 – Ituano x União São João (Só pequenos disputaram o campeonato)

Supercampeonato Paulista: São Paulo x Ituano

2004 – São Caetano x Paulista

2007 – Santos x São Caetano

2008 – Palmeiras x Ponte Preta

2010 – Santos x Santo André

2012 – Santos x Guarani

2014 – Ituano x Santos

2016 – Santos x Audax