O que falta para o futsal se tornar um esporte olímpico?

Reprodução: Luis Domingues/CBFS - Facebook Oficial

Algo bastante questionado no Brasil e no mundo há um certo tempo, é a ausência do futsal nos Jogos Olímpicos. Entenda o porquê disso e qual a perspectiva dos torcedores e dirigentes em relação ao assunto.

LEIA MAIS: TÉCNICO BRASILEIRO QUER SELEÇÃO ENTROSADA O QUANTO ANTES PARA O MUNDIAL DE FUTSAL

Um dos fatores que são essenciais para que um esporte se torne olímpico, estabelecido pelo COI (Comitê dos Jogos Olímpicos, entidade responsável por organizar o evento), é que o esporte esteja efetivamente presente em pelo menos 127 países, de todos os continentes e praticado por crianças, jovens e adultos, homens e mulheres. Aparentemente, o futsal já atende essas regras, já que confederações de vários países, inclusive, alguns membros da FIFA (entidade maior do futebol mundial, que também é responsável pelo futsal) já declararam o desejo de ver o esporte sendo aceito nas Olimpíadas.

Trata-se de um conflito político entre a FIFA e o COI. A federação internacional de futebol não queria que as mesmas seleções que disputam Copas do Mundo disputassem Olimpíadas, por questão de atratividade, que beneficiaria o COI e por isso surgiu a “regra dos 23”, na qual as equipes do futebol masculino só podem convocar jogadores abaixo dos 23 anos de idade, com a permissão da convocação de até três jogadores com idade acima dos 23 anos.

O COI, por sua vez, declarou que só aceitará o futsal nos Jogos Olímpicos se a FIFA desfizer o limite etário das seleções masculinas. Tudo isso por questão de marketing. Se qualquer jogador puder disputar os Jogos, seria uma vantagem para o COI, pois, a visibilidade aumentaria e consequentemente, o lucro também. E justamente por isso a FIFA não cedeu essa troca, já que um torneio mundial entre seleções de futebol ocorrer a cada dois anos, pode prejudicar financeiramente a federação e beneficiar o COI. É tudo uma questão de interesse pessoal entre as duas entidades.

Enquanto este conflito ocorre, os admiradores de futsal sentem-se excluídos, pois, acreditam que o esporte seria muito atrativo no maior evento esportivo do mundo.