Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Por onde anda…Fábio Costa? De muralha à vilão

O goleiro Fábio Costa fez parte do elenco do Paulistão de 2006. Em 2016, completam-se dez anos do título do Campeonato Paulista de 2006. De lá para cá, incluindo 2006, o alvinegro praiano só não esteve presente na final da competição de 2008. Foram seis títulos conquistados e três vice-campeonatos. Vamos destacar por onde anda o jogador, um dos nomes daquele elenco que encerrou um jejum, na competição, de 22 anos.

Janaína Santista
Colaborador do Torcedores

Crédito: Santos > Corinthians > Santos (Crédito da foto: Reprodução/Flickr Santos FC)

LEIA MAIS

Por onde anda…Domingos? o “xerifão”

Por onde anda…Renatinho? “O novo Robinho”

Por onde anda…Jonas? Campeão em 2006 pelo Santos

Fábio Costa, foi revelado pelo Bahia, mas começou a carreira profissional pelo Vitória. O destaque pelo rubro-negro baiano chamou a atenção do Santos, que contratou o goleiro em 2000. A primeira passagem pelo Santos, entre 2000 e 2003, lhe proporcionou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2002 e as boas campanhas na Libertadores e no Campeonato Brasileiro de 2003. Entre 2004 e 2005 defendeu o Corinthians, sendo novamente Campeão Brasileiro, dessa vez pelo alvinegro paulistano em 2005. Em 2006, retorna ao Santos, onde permaneceu até o fim da carreira, com empréstimos no fim do período para Atlético-MG e São Caetano. Na segunda passagem conquistou os Campeonatos Paulistas de 2006 e 2007.

O goleiro teve pontos altos na carreira, como as passagens pela seleção brasileira principal e olímpica, além de um histórico de defesas que lhe rendeu a alcunha de “muralha da Vila”. Veja algumas defesas importantes  pelo Santos:

http://www.youtube.com/watch?v=l1-62spzkG4

Mas Fábio Costa também ficou conhecido pelos lances polêmicos e jogadas acirradas. Confira as entradas que renderam contornos de “vilão”:

As polêmicas também envolviam os bastidores. Tido como figura próxima do ex-presidente Marcelo Teixeira, Fábio Costa perdeu espaço em campo durante a gestão de Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro. Depois da aposentadoria em 2013, o ex-jogador passou a atuar na gestão de carreira de jogadores, como representante da Think Ball, na região da baixada santista.

 

Informações sobre o Santos 

Masculino 

Última partida: Capivariano 3 x 5 Santos,  Arena Capivari, em Capivari (SP). Gols: Bruno Maia (2) e Kleiton Domingues ; Rafael Longuine, Ricardo Oliveira (2), Vitor Bueno  e Gabriel – Santos.

Próximo jogo: Santos x Audax (10/04), Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP). Às 16h00 (horário de Brasília).

Classificação no Campeonato Paulista: O Santos é  o primeiro colocado do grupo A, com 29 pontos em catorze jogos disputados.

 

Feminino

Última partida: Santos 0  x  0 Centro Olímpico, Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP).  Nos pênatis Santos 3 x 4 Centro Olímpico.

Próximo jogo: Taubaté x Santos (10/04), em Taubaté (SP). Às 10h00 (horário de Brasília).

Classificação na Copa Ouro: Vice-campeão.

 

Crédito da foto: Reprodução/YouTube

Veja outras postagens por Janaína Santista.

Twitter: @Jana_Santista

Perfil Facebook: Janaína Santista  – Página Facebook: Janaína Santista