
Crédito: Divulgação/ COB
Disputar uma Olimpíadas não é fácil. Todos sabemos da responsabilidade ou não, que é representar a nação brasileira num esporte olímpico. Agora some a isso o peso de uma estreia em casa. Pois bem, 4 atletas do taekwondo nacional podem dar alegria ao Brasil. São eles: Iris Sing, Venilton Teixeira, Julia Vasconcelos e Maicon Siqueira, nomes escolhidos, vão ter a chance para brilhar no Rio de Janeiro em agosto nas modalidades masculina e feminina.
Leia mais:
Temendo o zikavírus, Brasil pede mais uniformes de manga longa para Rio-2016
COI anuncia time olímpico só com atletas refugiados
Rio 2016: Veja os índices olímpicos no atletismo
A definição da equipe aconteceu durante a realização da ultima etapa da seletiva nacional para os Jogos.
Todos os atletas vão participar pela primeira vez das Olimpíadas e são também beneficiados por programas de incentivo a atletas do Governo Federal, segundo o site Portal Brasil.
No time masculino, Maicon Siqueira, de São Paulo, garantiu vaga na categoria acima de 80 kg, Ele que vem de vitorias sobre Guilherme Felix e André Billia. Maicon vem numa crescente e é esperança para o esporte.
Venilton Teixeira, do Amapá, venceu João Miguel Neto e Leonardo Moraes e ficou com a vaga para a categoria de 58 kg. Foi bronze no mundial em 2015.
Já no feminino, Iris Sing tinha vaga garantida nos Jogos por ser a melhor lutadora brasileira e receber toda a responsabilidade na busca por medalha.
Júlia Vasconcelos é titular da seleção brasileira e garantiu vaga depois de empatar com Talita Djalma na categoria ate 57 kg.
O foco dos brasileiros serão os asiáticos, de lá vem os principais adversários na luta por medalhas no Rio.
O taekwondo tornou se um esporte olímpico oficial apenas em 2000, nas Olimpíadas de Sidney na Austrália e teve como fundador um general sul-coreano, chamado Choi Hong Hi.
Nas Olimpíadas de Londres 2012 foram realizadas lutas em 4 categorias no masculino e feminino: peso-mosca , peso leve, peso médio e peso pesado.