Cartola FC: 5 dúvidas mais frequentes entre os cartoleiros

Cartola FC
Crédito da foto: Reprodução/Cartola FC

O Cartola FC está de volta. Com a reta final dos principais Campeonatos Estaduais, o fantasy game mais famoso do Campeonato Brasileiro finalmente está aberto, e os usuários já podem conhecer a nova versão do game e começar a pensar na escalação de seu time para a primeira rodada do Brasileirão.

E o Torcedores.com responde as dúvidas mais frequentes entre os cartoleiros de primeira viagem ou até mesmo aqueles das antigas; Confira!

1. Se eu esquecer de escalar meu time para a rodada eu faço zero pontos?

Não. Se você não conseguir escalar seu time para a rodada, a formação será a mesma da rodada anterior, o que pode fazer você “perder” algum jogador por suspensão ou lesão, ou algum jogador que não atuou na rodada anterior pode voltar. Sendo assim sua pontuação contabilizada normalmente.


2. A pontuação do goleiro pode variar por “defesa difícil” em cobrança de pênalti? E se o jogador perder o pênalti, conta como defesa para o goleiro?

Não existe diferença em defesa de pênalti. Se ele defender com as mãos, com a cabeça, barriga, canela ou com o pé, a defesa valerá 7.0 pontos. Se o cobrador perder o pênalti não será contabilizado nenhum ponto para o goleiro – quem perde é o jogador responsável pela cobrança.


3. Se o jogador bater o pênalti na trave, ele ganha +3,5 pontos? E se ele fizer o gol “só” no rebote, conta como pênalti perdido?

Se a cobrança de pênalti for na trave o jogador perderá -3,5 pontos – acertar a trave só rende +3,5 pontos se for em cobrança de falta, chute ou cabeceio. Se o jogador converter o pênalti no rebote ele ganha +4,5 pontos (-3,5 pontos pelo pênalti perdido + 8 pontos pelo gol).

4. Quantos pontos o jogador pode perder se ele receber dois cartões amarelos e um vermelho? E se receber só um c amarelo e depois o vermelho direto?
Se o jogador tomar dois amarelos e o vermelho posteriormente ele perderá -5.0 pontos porque os dois cartões amarelos serão “anulados”. Agora, se ele receber um amarelo e o vermelho direto, o jogador perderá -7,0 pontos (-2 do cartão amarelo + (-5) do cartão vermelho).

5. Seu meu jogador de defesa for substituído quando meu time ainda não havia sofrido gol, e se o time sofrer gol depois, ele perde SG (saldo de gols)?

Sim. E se o seu jogador de defesa entrar em campo após o time ter sofrido gol, ele já entra sem SG. O Cartola não contabiliza substituições durante uma partida.

E aí, entendeu como funciona alguma das questões mais complicadas do Cartola FC? Se ainda sim você tiver alguma dúvida, é só comentar neste post.