Começa o Campeonato Europeu de Natação com Favoritos Olímpicos

Foto da Reuters

Começa nesta segunda, pelo menos para a natação, a maior competição do mundo antes dos JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016: o EUROPEU DE ESPORTES AQUÁTICOS de Londres, a capital inglesa, que já tem competição de saltos ornamentais e nado sincronizado em andamento.

Nesta jornada, teremos a presença de mais de mil atletas de todo o continente. É a segunda vez que Londres sedia o maior evento aquático europeu, já tendo o feito em 1938, ainda sob cheiro de pólvora. A Alemanha nazista foi a que mais medalhas ganhou naquele ínterim.

O evento vai ter a presença de 13 campeões de Kazan 2015. Infelizmente não teremos Vlad Morozov (RUS) e Duane da Rocha (ESP), mas é certa a presença das três melhores da atualidade, a Iron Lady Katinka Hosszu (HUN), Sarah Sjostrom (SUE) e Ruta Meilutyte (LIT), e do melhor nadador dos 50 livre e possível bicampeão olímpico Florent Manaudou (FRA). Além disso, a Grã-Bretanha, campeã da última jornada em Berlim, vem com objetivos de tentar o bi, trazendo o recordista mundial dos 100 peito Adam Peaty, James Guy, Fran Hallsall e Jazmin Carlin, para citar alguns.

Também prestar atenção em Gregorio Paltrinieri (ITA), recordista mundial dos 1500 livre, Marco Koch (ALE), que quer confirmar favoritismo nos 200 peito, e nas disputas nos 50 e 100 livre entre Dinamarca e Holanda, principalmente entre Femke Heemskerke (HOL), Mie Nielsen e Jeanette Ottensen (DIN).
Mas, para o Brasil, esta competição é muito importante, mesmo não sendo parte da Europa. É que lá saberemos se vamos ter o 4 x 100 medley feminino brasileiro, já no domingo, último dia de jornadas. Jhennifer Alves (Pinheiros) e Natalia de Luccas (Corinthians) terão de torcer principalmente contra Hungria, República Tcheca, Islândia, Polônia e Turquia. Se nenhum desses país, ou vá lá, só dois, superarem os 4:02.52 alcançado no Pan de Toronto (o que só a Finlândia conseguiu), as duas vão para sua primeira Olimpíada.

Os resultados completos aqui estão e nós vamos acompanhar tudo com panoramas completos neste site.