Home Esportes Olímpicos Izabel Miranda revela receita do sucesso olímpico no Flamengo

Izabel Miranda revela receita do sucesso olímpico no Flamengo

Em entrevista exclusiva ao portal, a Gerente de Ciências do Esporte no Flamengo fala sobre conceitos de gestão que elevam o patamar do clube

Gabriel de Oliveira
Jornalista formado pela Universidade Castelo Branco (UCB), com colaborações nos portais Torcedores.com, Futebol News e Ludopédio, Também sou Social Media na VX Comunicação, onde atuou nas mídias do sportv, Premiere e Combate.

Multicampeão no futebol, o Flamengo também é referência nos demais esportes olímpicos. Diante do sucesso nos últimos anos do clube e sua contribuição para o Time Brasil, o Mais Querido orgulha-se de ser sucesso no âmbito poliesportivo. Portanto, para explicar essa receita, entrevisto a Izabel Miranda Rohlfs, Gerente das Ciências do Esporte do Flamengo.

PUBLICIDADE

Sendo assim, a ex-atleta e treinadora de natação, fala de forma exclusiva ao Torcedores.com. Atuante na área da Ciência do Esporte, esteve no Minas Tênis Clube até chegar ao Flamengo, em 2016. De acordo com Izabel, o projeto de longo prazo iniciado pelo clube há 10 anos é fundamental para o sucesso olímpico atual.

Formação

1) Você acredita que o Flamengo é o maior clube poliesportivo do país? Até onde o Fla pode ir?

“Considerando a premissa de que o sucesso olímpico só é alcançado por períodos superiores a quatro anos, sim. Ela se dá por meio do investimento e do planejamento rigorosamente estruturado a longo prazo, com projetos autossustentáveis, éticos e transparentes. Os resultados apresentados nos Jogos Olímpicos de Tóquio e nos campeonatos nacionais das 9 modalidades em 2021 e 2022 depois de uma reestruturação iniciada há 10 anos mostram isso. Tendo como base de seus pilares estratégicos a Responsabilidade Social, Educação, Saúde, Ciência e Competitividade em Alto Rendimento para alcance do um crescimento inteligente, o Flamengo é atualmente o maior Clube poliesportivo do Brasil.”

Investimento em estrutura eleva o patamar olímpico do Flamengo

2) O quão importante é o fator estrutura na captação e formação de atletas? Qual o diferencial da Gávea?

“A identificação e desenvolvimento de atletas e a estrutura que abrange instalações , equipamentos esportivos e desenvolvimento e suporte para  profissionais do esporte são pilares que levam ao sucesso esportivo internacional. Nesse sentido, o CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenv. de atletas de Rendimento) assume um papel primordial e diferenciado. Uma vez que o programa  tem como objetivo a identificação e desenvolvimento de atletas de rendimento.

“Portanto, ele focaliza a importância da interdisciplinaridade no esporte, tanto transmitindo uma imagem de coerência do trabalho ao atleta ou equipe. Contudo, quanto complementando os diversos conhecimentos na formação integral do indivíduo. Sobretudo, propõe um planejamento em longo prazo (plurianual), com características sistêmicas e auto-organizadas apresentando períodos, etapas e fases, mutuamente dependentes, que se sucedem de maneira estruturada garantindo o controle a ser utilizado durante todo o programa de treinamento esportivo.

Contudo, os instrumentos e medidas utilizados no acompanhamento dos atletas são validados cientificamente para utilização no processo de promoção da saúde do atleta e melhora do desempenho esportivo. E assim, para tanto, o programa conta com o suporte e atuação de profissionais capacitados e em constante aperfeiçoamento para atuar junto aos atletas e equipes esportivas. A abordagem do programa busca ser transdisciplinar, uma vez que incentiva conexões, contextualizando o conhecimento, as diversas situações e desafios vivenciados no cotidiano do atleta para o desenvolvimento de novos conceitos pela equipe multidisciplinar.”

PUBLICIDADE

Time Flamengo

3) O Flamengo é uma referência no futebol pela gestão estável financeira e que se reflete nas conquistas em campo. Na sua visão, como isso se replica nas modalidades olímpicas?

“O ambicioso objetivo do Clube em ser o melhor clube do Brasil não está restrito apenas ao futebol, mas também em ser uma das maiores organizações esportivas olímpicas do Brasil. Os resultados alcançados por atletas do Flamengo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, 2021 comprovam isso. Entretanto o trabalho desenvolvido para atingir esse objetivo: com 2 ouros e 2 pratas conquistadas por Rebeca Andrade na ginástica artística, Isaquias Queiroz na canoagem e Ana Cristina no vôlei, essa foi a maior contribuição de medalhas de um clube esportivo para o Time Brasil até o momento. De acordo com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o Clube de Regatas do Flamengo foi o que clube formador que mais apoiou o Brasil no quadro de medalhas.”

Segundo Izabel, a receita de sucesso às Olimpíadas foi iniciada através da Diretoria de Esportes Olímpicos do Flamengo. Sendo assim, baseada em 3 pilares – infraestrutura, processo e pessoas, vai além do foco financeiro e sim em reestruturação. De acordo com ela, a área de equipamentos e estrutura de piscinas, ginásios e quadras são essenciais.

Um fator primordial foi em 2013, o clube conseguir a CND (Certidões Negativas de Débitos). Portanto, esse documento indica que não há débito entre Flamengo e órgãos públicos, facilitando mais investimentos. Além do Flamengo, atualmente o clube conta com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte Federal e Estadual. Também tem financiamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), patrocinadores e receitas em jogos.

Orgulho da Nação

Um caso a parte é o sucesso no basquete, apelidado de Orgulho da Nação pela própria torcida do Flamengo. Desde 1919 o Flamengo está ativo com seu basquete e até então soma dezenas de títulos. Dentre os troféus, destacam-se o bicampeonato intercontinental (2014 e 2022), 1 Liga das Américas, 8 NBB´s e 1 Sul-Americano.

PUBLICIDADE
Flamengo é bicampeão mundial de basquete

Contudo, certamente o maior ídolo recente e talvez da história seja o ala-pivô Olivinha, de 40 anos. Nascido no Rio de Janeiro e torcedor do Flamengo, foi revelado no Mais Querido em 2002 e desde 2009 está de vez no clube.

4) O basquete é carinhosamente chamado de “Orgulho da Nação”. Na sua leitura, até onde vai a evolução do clube no basquete e se a distância para NBA está encurtando?

“O Basquete juntamente com Remo são as modalidades que possuem maiores investimentos. A reestruturação do Basquete em 2018 com a contração do Gerente Diego Jeleilate e do Técnico Gustavo De Conti propiciou uma revisão no Programa de Formação de Atletas,  a contratação de novos preparadores físicos e  técnicos com perfis  adequados para o desenvolvimento de atletas .Atualmente  equipe multidisciplinar da modalidade é a mais completa, o que permite um maior controle do treinamento e a execução de um programa de prevenção alinhando a  medicina,  fisioterapia, preparação física, psicologia e nutrição, o qual gera um alto  índice  de disponibilidade do atleta para treinar e competir. Os resultados esportivos obtidos desde então demonstram a evolução do Orgulho da Nação”.

Olimpíadas Tóquio

Fundado como clube de remo, o Flamengo hoje tem de frente 10 modalidades olímpicas ativas. Segundo a Izabel, o clube soma 1.248 mil atletas, sendo 340 deles no futebol. Além disso, também estão divididos em basquete, canoagem, judô, ginástica artística, natação, nado artístico, polo aquático, remo e vôlei.

Isaquias Queiroz representa o Flamengo em canoagem

5) Durante as últimas Olimpíadas, vimos atletas do Flamengo em ação em Tóquio. Qual a receita para trabalhar com tamanho sucesso em tantas frentes competitivas?

Como parte da estratégia para buscar resultados expressivos nos esportes olímpicos, o Clube de Regatas do Flamengo tem investido na integração das ciências do esporte à preparação de seus atletas, implantando em 2016 o CUIDAR, um programa que visa a promoção da saúde integral e a melhoria do desempenho esportivo do atleta. Legado dos Jogos Olímpicos do Rio, 2016, a construção das instalações físicas, além da aquisição de equipamentos de treinamento e saúde do CUIDAR foram financiadas com o aluguel recebido dos comitês olímpicos Americano e britânico, que realizaram a sua base de treinamento no Clube antes e durante o evento. Além da permuta monetária, houve também a permuta de conhecimento, com um benchmark realizado no centro de treinamento do Comitê Olímpico Americano por 22 profissionais dos esportes olímpicos do Flamengo entre gestores, treinadores e equipe multidisciplinar.

PUBLICIDADE

Por fim, nas Olimpíadas de Tóquio o Flamengo foi o clube com a maior contribuição em medalhas à seleção. Diante das conquistas de Rebeca Andrade (ginástica artística), Isaquias Queiroz (canoagem) e Ana Cristina (vôlei) foram 2 ouros e 2 pratas com atletas Rubro-negros.

Sendo assim, em sua história, o Flamengo tem vasto portfólio de atletas olímpicos renomados. Desde os irmãos Danielle e Diego Hypólito, Jade Barbosa, César Cielo, Fabiana Beltrame, Joanna Maranhão e Marcelinho Machado, como exemplos recentes.