Grêmio: cinco pontos positivos do empate contra o Corinthians na estreia

Grêmio
Crédito da foto: Facebook Oficial do Corinthians

No duelo entre o campeão e o terceiro colocado do ano passado, o equilíbrio foi a tônica do confronto na Arena Corinthians, neste domingo. Na estreia do Brasileirão 2016, Corinthians e Grêmio ficaram no 0x0. Com praticamente a mesma estrutura dos confrontos diante do Rosario Central, da Argentina, nas oitavas da Libertadores, o Grêmio voltou a dar esperanças para o seu torcedor no mínimo sobre cinco aspectos:

ZAGA SEGURA

Em 2016, o Grêmio tinha a pior defesa ao lado do Palmeiras entre os 20 clubes da Série A antes do início do campeonato. A alta média de gols sofridos vinha preocupando a comissão técnica e a diretoria, mas, ao menos no que se refere à partida deste domingo, não há o que se reclamar. Geromel, como de costume, teve atuação soberana – bem complementada por Fred, que teve boa jornada. A abertura do Brasileirão de 2016 mostrou uma defesa gremista mais segura.

RESULTADO

Tirar pontos do Corinthians fora de casa não deixa de ser um feito importante. A tendência é que poucas equipes consigam isso durante a competição. Ainda que tenha sido apenas a primeira rodada, não perder para concorrentes diretos é decisivo em um torneio de pontos corridos. Principalmente atuando fora de casa.

WALACE

Mais uma vez, o volante Walace teve um desempenho excelente em campo. Foi o dono do setor da meia cancha e um grande obstáculo para as tramas ofensivas do sempre perigoso Corinthians. Walace realizou desarmes importantes e também auxiliou na saída de bola.

ATITUDE

A pressão sobre o elenco tricolor era grande após as eliminações na Libertadores e no Gauchão. A torcida protestou bastante sobretudo após a derrota diante do Rosario Central, que tirou o clube da maior competição de clubes do continente. Contra o Corinthians, o Grêmio não demostrou apatia e nem estar abalado com esses fatos recentes. O foco realmente está no Brasileirão, o que é fundamental.

RENDIMENTO SEM DOUGLAS

Roger Machado enfim testou o time titular do Grêmio sem a presença do armador Douglas. A equipe entrou com Luan e Bolaños pelos lados e Bobô centralizado, e não ficou carente de jogadas ofensivas. Poderá ser uma opção daqui em diante.



Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Fã de esportes, sobretudo tênis. Colorado por paixão, jornalista por vocação e tenista por opção.