Pelé no Sport? Quase! Veja essa e outras curiosidades sobre o futebol nordestino

O Nordeste é a maior região do Brasil e há quem diga que seus clubes são os mais carismáticos do futebol brasileiro e suas torcidas umas das mais fanáticas do país. Além de todo este charme, existem curiosidades que só poderiam ser vistas no futebol nordestino.

Victor de Freitas
Baiano, 25 anos, jornalista formado pela Universidade Jorge Amado (UniJorge). Apaixonado por esportes em geral, de preferência basquete, tênis e futebol. Contato: victorw10@outlook.com

Crédito: Foto: Facebook oficial do Pelé/Arte: Torcedores.com

LEIA MAIS:
Mercado da bola: 8 negociações que agitaram o futebol nordestino nesta semana
Mercado da bola: Clubes chineses gastaram mais do que ingleses na janela de transferências
Saiba TUDO sobre Cartola FC

Com isso, após realizar uma breve pesquisa histórica, o Torcedores.com listou 15 curiosidades desconhecidas sobre o futebol nordestino em mais de um século de história do esporte na região.

Conheça a 1xBet:

Um novo jeito de fazer sua aposta esportiva!

1 – Pelé foi oferecido ao Sport em 1957, ainda nas categorias de base santista. No entanto, o negócio acabou por ser rejeitado pela direção rubro-negra porque o rei do futebol na época ainda era “desconhecido e só tinha 17 anos”. Até hoje, o Leão da Ilha exibe em seu museu o telegrama com a proposta oficial do Peixe. Esta história, no entanto, só tomou conhecimento do público em 2000.

2 – O grito “Cazá, Cazá”, do Sport, foi entoado nas arquibancadas pela primeira vez em 1938 e segue sendo cantado em todos os jogos do time até hoje.

3 – O ABC é o maior campeão estadual do Brasil, com 53 títulos conquistados.

4 – Ao lado do América Mineiro, o ABC é o único clube a vencer o estadual dez vezes consecutivas, entre 1932 a 1941.

5 – Em 1959, o Bahia foi o primeiro campeão de uma competição nacional, ao conquistar a Taça Brasil diante do Santos.

6 – Com o título da Taça Brasil, o Bahia primeiro time a disputar Libertadores, em 1960.

7 – Em 1899, o Vitória foi fundado como time de Cricket.

8 – As primeiras cores do Vitória foram verde e amarela.

9 – E o Vitória virou rubro-negro por influência do Flamengo porque houve falta de tecidos verde e amarelo, no início dos anos 1900. Com isso, as cores vermelha e preta foram adotadas por causa do clube carioca, que já fazia sucesso na época.

10 – O ex-presidente e atual senador, Fernando Collor de Mello, foi presidente do CSA no início da década de 1980.

11 – E Collor contratou nada menos que Luiz Felipe Scolari para ser treinador. Foi o primeiro trabalho do pentacampeão mundial como técnico de futebol. Lá, conquistou também levantou sua primeira taça: a do Campeonato Alagoano de 1982.

12 – O Sampaio Corrêa é o único time brasileiro campeão de três divisões. A Série B, em 1972, a C em 1997 e a D em 2012.

13 – E aí, Fluminense? O Sport foi o primeiro clube brasileiro a vencer a LDU no Equador, em 2009, um ano depois de o tricolor carioca perder a final da Libertadores para a equipe equatoriana.

14 – Garrincha jogou uma partida pelo Alecrim-RN, em amistoso disputado em 1968.

15 – A Batalha dos Aflitos, alcunha dada ao histórico duelo decisivo por uma vaga na Série A, entre Náutico x Grêmio, no Estádio dos Aflitos, em 2005, virou filme e repercussão mundial.