ESPECIAL: O que Neymar, Guga Kuerten e Ayrton Senna tem em comum?

O que um jogador de futebol (Neymar), um ex-tenista (Guga) e um dos maiores pilotos da história do automobilismo (Senna) teriam em comum? O esporte? São, ou foram famosos? Uma linda história de sucesso? Também, mas na verdade o foco deste especial é o Instituto Social de cada um deles.

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com.Contato: redacao@torcedores.com

Crédito: Crédito da Foto: Divulgação/Twitter Oficial do Neymar Jr.

LEIA MAIS:
6 Lições que o Palmeiras tirou do jogo contra o Grêmio
5 vídeos da TV Palmeiras/FAM que todo Palmeirense deve assistir
Espanhóis agora tem 16 títulos da Champions League

Ambos conseguiram montar grandes institutos, que contribuem com o desenvolvimento das crianças e jovens que não tem oportunidade em suas cidades. Cada um com seu meio de agir oferece um atendimento social aos menos favorecidos, dando lhes a oportunidade de conseguir mais educação, pratica de esportes e serviços sociais.

Iremos falar um pouco mais sobre cada um desses projetos, porém não foram apenas estes atletas que tiveram essa bela iniciativa, atletas muito renomados como os ex-jogadores Cafú, Raí, Leonardo, o judoca Flávio Canto, internacionalmente temos também os badalado Messi e Manny Pacquiao que também prestam apoio social por meio de suas instituições, entre outros.

Vamos conhecer um pouco sobre os projetos de Neymar, Guga e Senna.

Instituto Ayrton Senna

Aclamado por muitos Ayrton Senna encantou milhares de pessoas mundo afora e trouxe muita atenção da mídia para si, o que impulsionou a querer realizar uma ação para oferecer oportunidades de desenvolvimento humano para crianças e jovens de baixa renda, um desejo que foi compartilhado com sua irmã antes do acidente que tiraria sua vida em 1994. Porém mesmo após o acidente a família de Senna resolveu que iria trazer para a realidade a vontade deixada por ele e fundou o Instituto Ayrton Senna ainda em 94.

O Instituto Ayrton Senna foca em oferecer gratuitamente às administrações públicas serviços de gestão do processo educacional, que fazem com que as crianças e jovens tenham acesso à educação de qualidade no ensino fundamental e médio nas redes públicas do Brasil.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do projeto, segundo relatório anual relativo a 2014 divulgado pelo site do Instituto, apenas no Estado de São Paulo o Instituto esteve presente em mais de 1.500 escolas participantes dos projetos Escola de Tempo Integral e Sala de Leitura, beneficiando mais de 330 mil alunos em 507 municípios paulistas, ou seja, esteve presente em 79% das cidades do Estado.

Se interessou e quer conhecer mais clique aqui, você também pode ajudar sendo um doador do Instituto Ayrton Senna.

Instituto Guga Kuerten

Gustavo Kuerten (Guga) foi um grande tenista brasileiro, que conseguiu alcançar o seu ápice no esporte mundial em 2000, quando pela primeira vez na história do tênis, um latino-americano conseguiu alcançar o primeiro lugar no ranking mundial. Vencedor de vários torneios popularizou o esporte no Brasil e conseguiu vários fãs devido ao seu carisma. Guga juntamente com sua família, principalmente sua mãe, que era Assistente Social fundaram o Instituto em 17 de agosto de 2000.

Com objetivos exclusivamente educacionais, esportivos e sociais, de caráter filantrópico o IGK como é conhecido o Instituto, tem a missão de oferecer oportunidades de transformação social. O IGK atua em três programas sociais, são eles: Campeões da Vida, FAPS e o Ações Especiais.

O Programa Campeões da Vida através de parcerias com entidades que já desenvolvam ações educativas, tem o objetivo de promover, o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes por meio de ações educacionais e esportivas para que os jovens possam ter uma visão mais ampla do meio onde estão inseridos, buscando exercitar sua cidadania.

Já o Programa Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS), busca apoiar financeira e tecnicamente projetos de Organizações sociais de Santa Catarina, que desenvolvam ações voltadas para integração da Pessoa com deficiência. O FAPS é criado a partir de cotas doadas por parceiros do IGK. Cada parceiro é convidado a investir uma cota anual, que é utilizada para financiar diretamente os projetos selecionados e para custear o processo de acompanhamento técnico destes projetos, segundo informa o site do projeto.

O Programa de Ações Especiais tem o objetivo de desenvolver, propor e participar de ações e políticas de promoção e defesa dos direitos do cidadão, fortalecendo e desencadeando medidas que assegurem a cidadania, dentro dos princípios de igualdade e de respeito, em conjunto com outras Organizações que compartilhem destes mesmos objetivos.

Para conhecer mais sobre o IGK clique aqui.

Instituto Neymar Jr

Com a missão de contribuir na formação e na educação de famílias, promovendo a prática de atividades e oferecendo acesso à cultura para a comunidade da Praia Grande. O Instituto Neymar Jr é um complexo educacional e esportivo , para crianças carentes e seus familiares. O projeto foi criado por Neymar e sua família para oferecer a vida de inúmeras famílias, conhecimento e oportunidades.

Pensando em melhorar a qualidade de vida e ensinar valores como respeito e disciplina as várias crianças da região onde esta localizada o Instituto, são promovidas atividades que transmitam conhecimento específicos e diferenciados através da prática esportiva. O complexo do Instituto conta com uma estrutura montada com campo de futebol, quadra poliesportiva, arquibancada, piscina, entre outros.

Um dos apelos da Instituição é também proporcionar as famílias dessas crianças conhecimento para educar seus filhos melhor, oferecendo a eles acompanhamento quanto a sua saúde, física e psicológica. Assim dando condições de manter seus filhos sempre bem estruturados para a vida.

Para saber mais sobre o Instituto Neymar Jr clique aqui. Saiba como você pode colaborar com o projeto.

Temos muitos atletas que ganham muito dinheiro e acreditamos que a grande maioria de alguma forma tenta ajudar no que pode, e assim nossas crianças podem tentar um futuro diferente já que nossos governante não pensam tanto nisso.

Siga o autor no Twitter: @RRMagalhaes
CLIQUE PARA MAIS MATÉRIAS DE RENATO MAGALHÃES