Meu especial sobre Le Mans

Vem aí uma das mais aguardadas edições das 24hs de Le Mans da história, a edição de número 84. Confira um pequeno, mas belo especial da corrida mais aguardada de longa duração do planeta

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com.Contato: redacao@torcedores.com

Ás 24hs de Le Mans reúne tudo que há de melhor no mundo das corridas de Endurance. Grandes pilotos, fábricas envolvidas, alta tecnologia, paixão, superação e uma pista clássica que reúne tudo que uma pista tem de melhor em seus 13,629 metros de extensão, ou em 8,469 milhas de extensão.

A edição deste ano contará com 56 carros inscritos divididos em quatro categorias que são: LMP1, LMP2, GTE Pro e GTE Am. Teremos carros da Audi, Toyota, Porsche, Ferrari, Aston Matin, Ford e Chevrolet, percorrendo durante 24hs para serem levados a exaustão, onde somente os mais fortes aguentarão a maratona.

A edição do ano passado ficou marcada por grandes batalhas, seja durante o dia, ou durante a noite. Confira os melhores momentos abaixo, em vídeo feito pela própria FIA, em seu canal no YouTube.

No ano passado, a vitória foi da Porsche, a décima sétima vitória da montadora alemã, com o trio Nico Hunkenberg, Earl Bamber e Nick Tandy. Na LMP2 a vitória foi da equipe KC Motorgroup com o trio Nicolas Lapierre, Richard Bradley e Matthew Howson. Na GTE Pro a vitória foi da Corvette com o trio Oliver Gavin, Tommy Milner e Jordan Taylor. Na GTE Am a vitória foi da Ferrari com a SMP Racinf com o trio Viktor Shaikar, Aleksey Basov e Andrea Bertolini.

Para este ano, o grid de largada já está formado e a Porsche #2 sai na pole pole position com o tempo de 3:19.733.

Confira o grid de largada completo clicando aqui

Quer ver como foi o qualify? Solta o play no vídeo aí embaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=8TEjPrGAY_0

Abaixo, assista a um vídeo curto sobre a evolução dos vencedores das 24hs!

Confira também quando Johnny Herbert em 2011, comemorando vinte anos da única vitória de um carro japonês, deu duas voltas a todo o vapor. Resultado? Coloque o fone de ouvido, ou enlouqueça sua vizinhança e aumente o som!

Acabou? Não, tem mais, uma linda imagem que pode muito bem virar um pôster ou um quadro com todos os carros vencedores de 1923 a 2015. Confira clicando aqui

Vale a pena citar nomes de pilotos conhecidos que venceram a corrida ao longo do tempo:
Nico Hulkemberger, Marcel Fassler, Tom Kristensen, Allan Mcnish, Marc Gené, Alexander Wurz, JJ Lehto, Pielluigi Martini, Yannick Dalmas, Joachim Winkelhock, Michelle Alboretto, Stefan Johanson, Mauro Baldi,, Mark Blundell, Johnny Herbert, Bertand Gachot, Martin Brundle, Jochen Mass, Johnny Dumfries, Klaus Ludwig, Henri Pescarollo, Didier Pironi, Jacky Ickx, Gérard Larrousse, Helmut Marko, Pedro Rodriguez, Dan Gurney, A.j Foyt, Bruce Mclaren, Chris Amon, Jean Guichet, Ludovico Scafiotti, Nino Vaccarella, Lorenzo Bandini, Phill Hill, Carroll Shelby, Jose Froilan Gonzales e Luigi Chinetti.

Porscheu, Audi, Ferrari, McLaren, Mazda, Aston Martin, Bentley, Jaguar, Ford, Matra, Peugeot, Bugatti, Mercedes são algumas marcas vencedoras em La Sarthe.

E os brasileiros?
Infelizmente não temos vitória em Le Mans, mas como melhores resultados temos o Moco em 1973 em segundo lugar de Ferrari e Raul Boesel de Jaguar conseguiu também um segundo lugar em 1991.
Vale ressaltar o trio brasileiro de 1978 com Paulo Gomes, Alfredo Guaraná Menezes e Marinho Amaral com um Porsche 935 turbo alugado! Chegaram em um sensacional sétimo lugar no geral e SEGUNDO lugar no GT!

E neste ano?
Temos seis brasileiros e com chance de vitórias! Temos Lucas di Grassi no Audi #8 e Nelsinho Piquet no Rebellion #12 na LMP1. Na LMP2 temos Oswaldo Negri na equipe de Michael Shank, Pipo Derani, na Extreme Speed e Bruno Senna pela RGR Sports e pela GTE Pro temos o Fernando Rees de Aston Martin Vantage!

Bônus!
O vídeo de introdução do jogo Test Drive: Le Mans, que por sinal, é sensacional!

Link ao vivo? Sim, tem link ao vivo! Confira abaixo!!!!!!!!!!!!!!!!!

PS: Eu tinha colocado link do YouTube para acompanhar, mas infelizmente retiraram do ar, porém, vou deixar aqui como assistir!

Clique aqui

Se você tem o Fox Sports, confira lá, tem corrida até ás 16hs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!