Seleção Olímpica de Futebol: Relembre as melhores campanhas

A seleção brasileira de futebol estreia nas Olimpíadas no dia 4 de agosto no estádio Mané Garrincha, o adversário de estreia será a seleção da África do Sul. O Brasil joga os Jogos Olímpicos em casa e busca conquistar pela primeira vez o ouro no futebol.

Pedro Icaro Costa
Formado em Jornalismo 🎙 Analista de Desempenho de futebol com formação pela UERJ ⚽️

Crédito: Divulgação: Rio 2016

O Brasil é pentacampeão mundial (1958,1962, 1970,1994 e 2002), conquistou quatro vezes a Copa das Confederações (1997, 2005, 2009 e 2013) e tem oito títulos de Copa América (1919, 1922, 1949, 1989,1997, 1999, 2004 e 2007), além de títulos em todas as categorias de base e nos Jogos Pan-americanos, mas nas Olímpiadas nunca conseguiu vencer.

A edição dos Jogos Olímpicos de 2016 tem um sabor especial para o povo brasileiro, será a primeira vez que o Brasil receberá o evento. Esse que pode ser um ponto positivo para que o país conquiste dessa vez a tão sonhada medalha de ouro no futebol. A safra é boa, hoje temos um time com atletas promissores como Gabigol (Santos) e Gabriel Jesus (Palmeiras), além da presença do craque Neymar do Barcelona que irá reforçar a equipe.

Pensando nisso, o Torcedores.com resolveu relembrar as melhores campanhas da seleção olímpica de futebol nas Olimpíadas. O Brasil conquistou duas pratas e três medalhas de bronze na história. Relembre:

Jogos Olímpicos de 1984 – Los Angeles, EUA

Foi a primeira vez que o país conquistou uma medalha no futebol nos Jogos Olímpicos, aquela seleção tinha como base jogadores do Internacional de Porto Alegre, os destaques eram o goleiro Gilmar e o capitão do Tetra – Dunga. O Brasil acabou sendo derrotado na final pela seleção francesa pelo placar de 2 a 0. Medalha de Prata nos Estados Unidos.

Jogos Olímpicos de 1988 – Seul, Coréia do Sul

O Brasil quatro anos depois de conquistar a primeira medalha olímpica no futebol conseguiu uma nova medalha e novamente a de prata. Aquela geração tinha o goleiro Taffarel, Jorginho e o ataque do Tetra, Bebeto e Romário. O baixinho por sinal foi a revelação e o artilheiro do torneio. O Brasil acabou perdendo por 2 a 1 a final contra a União Soviética.

Jogos Olímpicos de 1996 – Atlanta, EUA

A seleção brasileira entrou como favorita e todos pensavam que enfim conseguiria a medalha de ouro. O técnico era simplesmente Zagallo, os jogadores de destaque eram: Ronaldo Fenômeno, Bebeto e Rivaldo. O time ainda tinha: Dida, Aldair, Flávio Conceição, Juninho Paulista, Roberto Carlos, Zé Maria, Zé Elias e Sávio. Um geração de ouro que viu o sonho distante após um gol do nigeriano Kanu nas semifinais. Na disputa pelo 3° lugar, vitória por 5 a 0 em cima da seleção portuguesa. O Brasil conquistava o bronze.

Jogos Olímpicos de 2008 – Pequim, China

Em 2008, a equipe era liderada pelo astro Ronaldinho Gaúcho, atleta com mais de 23 anos. A seleção brasileira tinha grandes jogadores, atletas que mais iriam jogar no exterior, muitos ainda estão nos grandes centros. Podemos destacar: Diego Alves (Valencia), Rafinha (Bayern de Munique), Thiago Silva (PSG), Lucas Leiva (Liverpool), Diego Ribas (Fenerbahçe), Hernanes (Juventus), além dos atacantes Rafael Sóbis e Alexandre Pato. O Brasil foi envolvido na semifinal pela Argentina que tinha Riquelme, Aguero e Messi. O Bronze veio após vitória de 3 a 0 sobre a Bélgica na disputa do terceiro lugar.

Jogos Olímpicos de 2012 – Londres, Inglaterra

O Brasil bateu na trave na última edição, uma seleção que tinha tudo pra conquistar o ouro. A equipe era treinada por Mano Menezes e vinha jogando bem, conquistou cinco vitórias até a grande final. Na decisão foi surpreendida e acabou perdendo por 2 a 1 para o México. Aquela geração tinha Neymar como estrela, outros destaques: Rômulo, Ganso, Oscar, Alexandre Pato, Hulk e Leandro Damião. Uma prata com um gosto amargo.

Jogos Olímpicos de 2016 – Rio de Janeiro, Brasil

Mais uma chance de conquistar o ouro e dessa vez em casa. O primeiro título olímpico no futebol tem tudo pra ser especial. A final do futebol masculino será realizada no Estádio do Maracanã no dia 17 de agosto.