Torcedores – Notícias Esportivas

Análise: SporTV acerta a mão em aplicativo para as Olimpíadas do Rio

Baixei o aplicativo “SporTV Rio 2016”, muito divulgado pelo canal nos últimos dias em sua programação. A princípio, esperava acompanhar os 56 sinais que a emissora vai liberar na internet fossem estar no aplicativo “Globosat Play”, por onde quem é assinante já assiste às transmissões do SporTV. Mas o que veio especialmente para as Olimpíadas é algo bem melhor.

Allan Simon
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha com esportes desde 2011 e já passou por veículos como R7 (Rede Record), Abril.com, UOL Esporte e Torcedores nas funções de redator, repórter, editor e apresentador de vídeos. Experiências de coberturas em duas Copas, duas Olimpíadas, dois Pans. Atualmente, produz o Blog do Allan Simon, é colunista de Mídia Esportiva do Torcedores e colaborador do UOL.

Crédito: Foto: Divulgação SporTV

LEIA MAIS
GALVÃO POSTA FOTO COM ADNET E PROMETE “SURPRESA” PARA DEPOIS DAS OLIMPÍADAS

Disponível para download em smartphones e tablets que usam iOS, Android e Windows Phone, o “SporTV Rio 2016” é organizado em um menu principal com seis itens. Dois só estarão abertos durante os Jogos Olímpicos (“Reveja” e “Quadro de Medalhas”), mas quatro já podem ser visitados.

Reprodução

Reprodução

Entre os já abertos no aplicativos, estão a página inicial, que reúne os principais destaques do dia, vídeos, programação ao vivo e um ícone que avisa a quantidade de sinais ao vivo disponíveis naquele momento. Em “Modalidades”, o usuário pode acessar diretamente o esporte que quiser ver ou saber informações, como programação e vídeos de competições já realizadas.

A menos de duas semanas do início das Olimpíadas, o item mais legal de ser acessado é o “Programação”, no qual já é possível conferir boa parte das transmissões agendadas para os 16 canais que o SporTV terá na TV por assinatura.

Dá para saber, por exemplo, que o jogo entre Brasil e China, pelo futebol feminino, no dia 3 de agosto, será exibido pelo canal principal, bem como a Cerimônia de Abertura terá sua transmissão iniciada às 18h30 do dia 5. Essa parte do menu ainda está um pouco confusa, com canais fora de ordem, mas as informações são bem interessantes.

Mas a grande sacada do aplicativo é o menu “Alertas”, no qual o usuário pode montar uma verdadeira agenda pessoal de eventos que quer conferir. Basta acessar a programação, clicar no evento, e acionar o ícone do “sino” presente na apresentação da atração. Na hora dos eventos escolhidos, o aplicativo avisa que a competição vai começar. Existem ainda notificações padrão, para quem não quiser personalizar tanto assim.

sportv 1A notificação “Destaques do dia” vai acionar um alerta diário com um resumo do que vai acontecer de mais importante nos Jogos Olímpicos. Já o “Eventos imperdíveis” serve para gerar uma notificação quando qualquer evento muito importante, como participação de brasileiros e/ou decisões de medalhas, for acontecer. Há ainda o “resumo do dia”, que avisará o usuário sobre os vídeos disponíveis com o que aconteceu durante aquela jornada olímpica.

É importante destacar que o acesso aos sinais ao vivo só será liberado para quem for assinante do SporTV. Por isso, é necessário logar no aplicativo com o usuário e a senha que você usa para conferir informações ou acessar o seu perfil no site da sua operadora. Ele já serve para assistir aos três canais SporTV que estão sempre no ar.

Como pontos a melhorar, o aplicativo já poderia receber alguns vídeos do período pré-olímpico. Não era possível, por exemplo, conferir os gols da vitória da seleção feminina de futebol sobre a Austrália, em amistoso que foi a última partida de preparação antes das Olimpíadas. Seria até uma forma de oferecer conteúdo e fidelizar o usuário desde já.

Mas, no todo, o SporTV acertou a mão ao criar um aplicativo exclusivo para os Jogos Olímpicos. A navegação é fácil e promete ser muito útil para os assinantes do canal durante os 17 dias intensos, cheios de esportes simultâneos, que marcam as Olimpíadas.