DESTAQUE

Relembre grandes craques da Copa de 2006, que acabava há 10 anos

Publicado às

Jornalista formado pelo Mackenzie (SP), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias e pós-graduando em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais pela Anhembi Morumbi (SP). Apaixonado por esportes desde 1994.

Copa do Mundo de 2006 - grandes craques - Zinedine Zidane

Crédito: Foto: Getty Images

No dia 9 de julho 2006, a Itália batia a França nos pênaltis e se sagrava tetracampeã mundial. A Copa de 2006 foi, certamente, a competição com mais craques reunidos em um passado mais recente. Não só nas finalistas, grandes lendas marcadas na história do futebol estavam espalhadas por muitas seleções na Alemanha.

LEIA MAIS:
PAPO TÁTICO ESPECIAL: RELEMBRANDO O FAMIGERADO 7 A 1
EUROCOPA: ALEMANHA ALFINETA BRASIL ANTES DE PARTIDA CONTRA A FRANÇA

Em seu último ano como profissional e apesar de vice (com a famosa cabeçada em Materazzi que culminou em sua expulsão na final), Zidane foi eleito o melhor jogador daquela Copa. Maior goleador de todos os mundiais, o alemão Klose foi o artilheiro.

Titular em toda a campanha do título, Buffon foi eleito o melhor goleiro. Outro italiano que fez história com a competição foi o capitão Fabio Cannavaro. Naquele ano, muito por conta do que fez com a campeã Azzurra, se tornou o primeiro zagueiro a conquistar uma Bola de Ouro da FIFA.

A Seleção Brasileira, que caiu para os franceses nas quartas de final, tinha um verdadeiro timaço. Considerado por muitos na época, inclusive, como o melhor elenco da história. O “Quadrado Mágico”, formado por Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano, chegava à Alemanha em grande fase.

A Inglaterra tinha uma grande geração, que, apesar de tanto talento, ficou marcada por não conquistar nada. Por outro lado, havia seleção que tinha um grande craque que buscava apenas ver onde chegava com seu modesto esquadrão, como Schevchenko na Ucrânia.

Esses são só alguns nomes de grandes ícones da história do futebol mundial. Será impossível citar todos, mas relembre grandes craques da Copa do Mundo de 2006, que se encerrava há dez anos:

Itália: Buffon, Cannavaro, Nesta, Totti, Del Piero, Pirlo.

França: Zidane, Henry, Vieira, Makélélé, Thuram, Ribery, Trezeguet.

Alemanha: Kahn, Ballack, Klose, Schweinsteiger, Lahm, Lehmann.

Portugal: Figo, Cristiano Ronaldo, Deco, Simão, Ricardo Carvalho.

Brasil: Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Adriano, Roberto Carlos.

Argentina: Messi, Tevez, Riquelme, Crespo, Sorín.

Inglaterra: Lampard, Gerrard, Beckham, Terry, Ferdinand, Rooney, Owen.

Ucrânia: Schevchenko.

Espanha: Xavi, Iniesta, Casillas, Sergio Ramos, Xabi Alonso, Fàbregas.

Holanda: Van der Sar, Cocu, Sneijder, Van Nistelrooy, Robben, Van Persie.

Costa do Marfim: Drogba, Yaya Touré.