GUIA RIO 2016 TORCEDORES.COM – SAIBA TUDO SOBRE O RUGBY DE SETE

O Torcedores.com continua seu especial para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 que conta um pouco da história de cada esporte olímpico, algumas curiosidades para você contar por aí, além de informar os favoritos das provas e quem são os brasileiros nelas. Falaremos do Rugby de Sete, esporte que retorna ao programa olímpico após quase 90 anos

Redação Torcedores
Colaborador do Torcedores

LEIA O GUIA RIO 2016 DE OUTROS ESPORTES:
ATLETISMO, BADMINTONBASQUETE MASCULINO, BASQUETE FEMININO, BOXECANOAGEM VELOCIDADECANOAGEM SLALOM, CICLISMO BMX, CICLISMO ESTRADA, CICLISMO MOUNTAIN BIKE, CICLISMO PISTA, ESGRIMAFUTEBOL MASCULINOFUTEBOL FEMININO, GINÁSTICA ARTÍSTICA, GINÁSTICA RÍTMICA, GINÁSTICA DE TRAMPOLIM, GOLFEHANDEBOLHIPISMO, JUDÔ, LEVANTAMENTO DE PESO, LUTA, MARATONA AQUÁTICA, NADO SINCRONIZADO, NATAÇÃO, PENTATLO MODERNOPOLO AQUÁTICO, REMORUGBY DE SETE, SALTOS ORNAMENTAIS,TAEKWONDOTÊNISTÊNIS DE MESA,TIRO COM ARCOTIRO ESPORTIVO, TRIATLO, VELAVÔLEI FEMININO, VÔLEI MASCULINOVÔLEI DE PRAIA

ESPORTE: RUGBY DE SETE

INTRODUÇÃO: Dizem que o rugby é um esporte inglês originado de um ocorrido durante um jogo de futebol na Inglaterra em 1823, quando o inglês William Webb Ellis pegou uma bola com as mãos e saiu correndo pelo campo. É um dos esportes mais populares do mundo e volta ao programa olímpico após uma ausência de 92 anos. A versão disputada não é a mais tradicional, entretanto. Nos Jogos olímpicos, será disputado o rugby sevens, ou rugby de sete, versão menor do que a original, que conta com 15 jogadores. O nome é rugby de sete porque é disputada por apenas sete jogadores em dois tempos de sete minutos. Esta versão teve origem na Escócia em 1893, e foi obra de dois açougueiros que queriam arrecadar fundos para o clube de rugby do qual faziam parte. A versão de 15 jogadores foi disputada nas edições dos Jogos 1900, 1908, 1920 e 1924. O esporte é muito popular em países da Ásia e Oceania, como a Nova Zelândia (foto), do tradicional Haka (foto)

 rugby de sete haka

VOCÊ SABIA?

  • Que uma das razões da exclusão do rugby do programa olímpico foi uma invasão de campo após a final de 1924?
  • Que o rugby de sete é mais apropriado ao torneio olímpico do que a versão de 15 por ser mais rápida e mais veloz? Os torneios do rugby de 15 duram cerca de um mês
  • Que a Copa do Mundo de Rugby de 15 é um dos eventos mais assistidos no mundo?
  • Que o ator Russel Crowe, famoso por sua interpretação no filme Gladiador, é dono de um time de rugby na Austrália?
  • Que o jogador australiano Sydney Middleton venceu a medalha de ouro no rugby em 1908 e quatro anos mais tarde foi vencedor no remo? Em 1912, o rugby não foi disputado.

 

ATLETAS QUE BRILHARÃO NO RIO

As melhores jogadoras estarão presentes em terras cariocas. Podemos esperar muitos pontos da canadense Ghislaine Landry e da neozelandesa Portia Woodman. A australiana Chole Dalton, a britânica Katy McLean e a espanhola Patricia Garcia também devem dar show no Rio de Janeiro. Abaixo, uma foto com as jogadoras eleitas as melhores do ano

rugby de sete melhores do ano

QUEM CHEGA FORTE AO RIO:

Austrália (foto) e Nova Zelândia, dois rivais tradicionais da Oceania em qualquer partida de rugby, devem brigar pelo ouro no Rio. A Nova Zelândia teve melhores resultados nos últimos quatro anos, mas a Austrália faz um 2016 melhor. O Canadá é a terceira força mundial, com Grã-Bretanha e França, que vem fazendo um bom ano em 2016, podendo incomodar. Espanha e EUA foram bem na última Copa do Mundo. Fiji, Colômbia, Brasil, Japão e Quênia não devem ir muito longe.

 rugby de sete feminino australia

MELHORES RESULTADOS NO ÚLTIMO CICLO OLÍMPICO DOS PARTICIPANTES:

Nova Zelândia- Campeã da Copa do Mundo 2013, campeã da World Series em 2012-13, 2013-14 e 2014-15, vice-campeã da World Seires 2015-16

Austrália- quinta colocação na Copa do Mundo 2013, terceira colocada na World Series 2014-15, vice-campeã na World Series 2013-14 campeã da World Series 2015-16

Canadá- Vice-campeão da Copa do Mundo 2013, vice-campeão da World Series 2014-15 e terceiro colocado em 2015-16, 2013-14 e 2012-13.

Estados Unidos – terceira colocação na Copa do Mundo 2013

Grã-Bretanha- sexta colocada na Copa do Mundo 2013, quarta colocada na World Series 2015-16, 2014-15, 2013-14, vice-campeã em 2012-13.

Espanha- quarta colocação na Copa do Mundo 2013

 

COMO É A DISPUTA?

Doze países, divididos em três chaves de quatro times, disputarão a tão sonhada medalha de ouro. Os jogos do grupo ocorrem todos no mesmo dia. Os dois primeiros de cada grupo mais os dois melhores segundo colocados avançam e fazem as quartas-de-final.

 OS GRUPOS: No final de junho, foram decididos os três grupos.  O A é composto por Austrália, EUA, Fiji e Colômbia. Os favoritos são Austrália e EUA. O grupo B conta com Nova Zelândia, França, Espanha e Quênia. Nova Zelândia deve passar em primeiro, com Espanha e França brigando pela segunda vaga. O Brasil está no grupo C (foto), ao lado de Canadá, Grã-Bretanha e Japão.

rugby de sete grupo c

 

QUAIS AS CHANCES DO BRASIL?:  A seleção feminina vive melhor fase que a masculina. No Pan de Toronto 2015, ficou com a medalha de bronze, atrás apenas de Canadá e Estados Unidos. Dos adversários do grupo, o Brasil está um nível abaixo de Canadá e Grã-Bretanha. Fará um jogo decisivo com o Japão. Passar para as quartas de final já seria um grande resultado. As chances de conquistar uma medalha são baixas.

 

PALPITE DO GUIA:

Ouro: Nova Zelândia

Prata: Austrália

Bronze: Canadá

Brasil: oitavo lugar

RUGBY DE SETE MASCULINO

HISTÓRICO: O torneio de rugby de sete estreia no programa olímpico em 2016. A versão de 15 foi disputada quatro vezes no início do século XX. Os Estados Unidos venceram duas vezes. França e Austrália tem os outros ouros.

QUEM CHEGA FORTE AO RIO: Os países da Ásia e Oceania são os favoritos na versão masculina. Os atletas de Fiji (foto) podem entrar para a história ao conseguir dar a primeira medalha olímpica ao país. A Nova Zelândia, tradicionalíssima em qualquer modalidade do rugby, é outra que chega bem ao Rio. África do Sul e Grã-Bretanha também tem força e história na modalidade e podem surpreender. Austrália, Estados Unidos, França e Quênia tem feito boas campanhas em 2016.

 rugby de sete fiji

MELHORES RESULTADOS NO ÚLTIMO CICLO OLÍMPICO DOS PARTICIPANTES:

Fiji – bicampeã da World Series, 2014/15 e 2015/16, terceira colocada em 2012/13 e 2013/14 e no mundial 2013

Nova Zelândia- campeã de 4 da World Seies 2012/13  e 2013/14, Campeã mundial em 2013

África do Sul- vice-campeã da World Series em 2015/16, 2014/15, 2013/14 e 2012/13

Grã-Bretanha- vice-campeã mundial em 2013

Quênia – 4º lugar no mundial 2013.

OS GRUPOS: No final de junho, foram decididos os três grupos.  O A é composto por Fiji, EUA, Argentina e Brasil. Os favoritos são Fiji e EUA. O grupo B conta com África do Sul, França, Espanha e Austrália. África do Sul deve passar em primeiro, com as outras três brigando pela segunda vaga. O grupo C (foto) é composto por Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Quênia e Japão, com a Nova Zelândia como favorita.

rugby de sete chave c 

QUAIS AS CHANCES DO BRASIL?:  A seleção brasileira masculina (foto) ainda está um passo atrás da feminina. Não tem resultados expressivos no ciclo nem tem disputado a Wolrd Series com regularidade. Qualquer vitória será um grande resultado. As chances de medalha são  baixas.

 PALPITE DO GUIA:

Ouro: Fiji

Prata: Nova Zelândia

Bronze: Austrália