Há 5 anos, Santos e Flamengo fizeram jogaço de 9 gols na Vila; relembre

Jogo foi realizado dia 27 de julho de 2011 na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro e teve atuações memoráveis de Ronaldinho e Neymar.

Guilherme Azevedo
Colaborador do Torcedores.com.

SANTOS X FLAMENGO: SAIBA TUDO SOBRE OS INGRESSOS PARA O JOGO NA ARENA PANTANAL

De um lado o Santos de Neymar, recém campeão da Libertadores e melhor do time do Brasil na época. Os meninos da Vila comandados pela dupla Neymar e Ganso encantava torcedores e mídia brasileira, principalmente Neymar que logo se tornaria o principal talento do futebol brasileiro. O Santos tentava embalar no Campeonato Brasileiro, após poupar jogadores durante a Libertadores.

Do outro lado o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, campeão carioca e com 11 partidas de invencibilidade. Considerado um dos melhores elencos daquele Campeonato Brasileiro, o Flamengo brigava pela ponta do Campeonato e esperava vencer o Santos na sempre temida Vila Belmiro para embalar de vez.

Diante de pouco mais de 12 mil pagantes na vila mais famosa do Brasil, testemunhamos talvez o maior jogo do futebol brasileiro nessa década até aqui. Uma obra de arte, um jogaço com dois times que jogavam para frente, com técnica, arrojo, o futebol moleque tão típico do futebol brasileiro. Com 25 minutos, o Santos vencia por 3 a 0, com o terceiro gol sendo uma obra prima do craque Neymar. Um dos gols mais plásticos de todos os tempos, em que Neymar driblou Ronaldo Angelim de maneira humilhante e tocou por cobertura. Uma pintura de gol. Inesquecível. Esse gol rendeu a Neymar o Prêmio Puskas, se tornando o primeiro jogador brasileiro a conquistar o prêmio.

Está em dúvida sobre qual curso de faculdade escolher?

O jogo parecia decidido. Parecia. Do outro lado também tinha camisa, tinha R10, tinha grandes jogadores. Em 5 minutos, o Flamengo fez 2 gols, com Ronaldinho e Thiago Neves, botando fogo no jogo. Aos 40, o lance que mudou de vez a história do jogo. Neymar sofreu pênalti de Williams. Na cobrança, Elano bateu de cavadinha e….. PERDEU! O erro custou caro e o Flamengo empatou aos 43, em cobrança de escanteio de Ronaldinho, Deivid empatou de cabeça. Estava encerrado o 1º tempo. Que pena!!!

No começo do 2º tempo mais uma obra de arte do Santos, com a dupla Ganso e Neymar. Após passe milimétrico de Ganso, Neymar tocou na saída do goleiro Felipe, fazendo 4 a 3 para o alvinegro praiano. Ainda falta a obra prima do outro craque, Ronaldinho. R10 observava Neymar acabar com o jogo com dois golaços e faltava a sua participação para tornar aquele jogo ainda mais histórico no palco, em que o maior de todos dava show, Pelé.

Aos 22 minutos do 2º tempo, Ronaldinho fez uma jogada maravilhosa, driblando Edu Dracena e Arouca, esse último acabou apelando para a falta, perfeita para a consagração de Ronaldinho. O craque não desperdiçou e botou aonde a coruja dorme, fazendo um golaço. Outra obra prima para um jogo inesquecível. Um jogo que teoricamente só valia 3 pontos, ainda no começo do Brasileirão de 2011, mas que se tornou a síntese do futebol brasileiro bem jogado.

Como nada é tão bom que não possa ser ainda melhor, aos 35 o lance decisivo da partida e mais um lindo gol de Ronaldinho. Em uma troca de passes com Thiago Neves, Ronaldinho fez um lindo gol, definindo a vitória do Flamengo em um jogo histórico, marcante, inesquecível. Uma obra de arte. Uma obra do futebol, a maior invenção do homem.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

Confira abaixo os melhores momentos do jogaço e o jogo completo para você relembrar o que é o futebol brasileiro.