Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Saiba qual foi a primeira Olimpíada transmitida ao vivo para o Brasil

Após perder a concorrência para a Record em Londres-2012, a Rede Globo volta a transmitir uma Olimpíada nos Jogos do Rio. A emissora carioca iniciou a transmissão do maior evento esportivo do mundo em Munique-1972.

Bia Palumbo
Colaboradora do Torcedores.com.

Crédito: Crédito da foto: Divulgação / Site oficial Brasil 2016

LEIA MAIS:
Rio 2016: Tudo o que você precisa saber sobre atletismo
Veja quantas medalhas o Brasil ganhou em cada edição dos Jogos Olímpicos
Relembre a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016

Na ocasião, o Brasil conquistou duas medalhas em uma Olimpíada marcada pela tragédia conhecida como Setembro Negro, quando 11 integrantes da delegação de Israel foram mortos durante um atentado na Vila Olímpica. A história é contada em livros e virou roteiro de Hollywood em “Munique” (2005), de Steven Spielberg. A União Soviética liderou o quadro de medalhas com 99 no total, sendo 50 de ouro, enquanto o Brasil conquistou duas de bronze.

O japonês naturalizado brasileiro Chiaki Ishii ficou em terceiro lugar na categoria meio-pesado do judô, enquanto Nelson Prudêncio (foto) voltou ao pódio na Alemanha ao atingir a marca de 17,05m no salto triplo. Esta foi a segunda medalha dele, que levou a prata nos Jogos da Cidade do México-1968.

RIO 2016: A UM MÊS DOS JOGOS, SAIBA COMO ESTÁ A EQUIPE MASCULINA DE JUDÔ DO BRASIL

Manchete, Cultura, Bandeirantes, Record e SBT também já transmitiram os Jogos Olímpicos. Com relação à TV a cabo, o Sportv inaugurou a transmissão em Barcelona-1992, enquanto a ESPN começou em Atlanta-1996 e o BandSports em 2008, enquanto a Fox Sports que chegou ao Brasil em 2012.

A primeira transmissão via satélite aconteceu para os EUA nas Olimpíadas de Tóquio-1964. No entanto, as imagens de Berlim-1936 e Londres-1948 estão registradas em filmes (“Olympia“, uma propaganda do governo Hitler, e “XIV Olimpíada: A Glória do Esporte“, de Castleton Knight).

(Crédito da foto: Divulgação / Site oficial Brasil 2016)