
Crédito: Foto: Site do Palmeiras
Palmeirenses e alguns outros torcedores afirmam com todos os argumentos possíveis que o torneio era um mundial da época, enquanto a maioria dos rivais ironiza a competição, acreditando que não tinha importância.
Uma das argumentações de quem nega ser um título mundial é pelo nome que a competição ganhou: Copa Rio. Entretanto, a competição não teve esse nome oficialmente e hoje é chamada assim. Copa Rio é o nome do troféu, da mesma maneira que a “Jules Rimet” levou o nome da taça da Copa do Mundo e hoje se chama “Taça FIFA”.
O nome oficial da competição era “Torneio Internacional de Clubes Campeões”, que reuniu campeões das mais importantes competições nacionais do mundo na época.
Clubes como o Nacional do Uruguai, campeão uruguaio e base da seleção uruguaia que foi campeã da Copa do Mundo no Brasil de 1950 esteve presente. Estrela Vermelha, uma das forças europeias nos anos 50, campeão da Iugoslávia, Sporting campeão português e Nice, campeão francês, eram alguns dos representantes dos campeões de cada país.