Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Atletismo Rio 2016: veja quem são os favoritos nas semifinais dos 200 metros rasos masculino

Os 200 metros rasos é a prova favorita de Usain Bolt, tricampeão olímpico dos 100 metros rasos e com certeza absoluta, o grande favorito para a conquista da medalha de ouro nesta prova do atletismo. Mas é bom o Raio Jamaicano ter cuidado, pois o que não falta é adversários de olho em uma oportunidade para derrotá-lo. Confira quem são os grandes nomes das semifinais desta noite.

Rodrigo Nascimento
Colaborador do Torcedores.com, amante dos esportes americanos e do automobilismo.

Crédito: Facebook Oficial de Usain Bolt

LEIA MAIS:
BRASIL X ARGENTINA: CLÁSSICO NO VÔLEI MASCULINO FARÁ MARACANÃZINHO TREMER
“NÃO ESTAVA PRONTO PARA OUVIR NOVAS VAIAS”, DIZ FRANCÊS SOBRE CHORO NO PÓDIO

As semifinais dos 200 metros rasos masculinos serão disputados nesta noite, a partir das 22h00 no Estádio do Engenhão. Serão três baterias, que terão a presença dos três medalhistas da prova dos 100 metros rasos disputada no último domingo: o canadense André De Grasse (medalha de bronze), o americano Justin Gatlin (medalha de prata), e claro, Usain Bolt (medalha de ouro e grande favorito dos 200 metros metros). Confira os favoritos de cada bateria:

22H00 – 1ª BATERIA: nesta semifinal, três nomes se destacam, mas nenhum deles possui um resultado que possa colocá-los como possíveis adversários de Bolt ou Gatlin em uma final. Um deles é o americano LaShawn Merritt, que tem ótimos resultados nos 400 metros rasos (inclusive foi bronze no Rio 2016), e pode chegar a final dos 200 metros. O britânico Daniel Talbot é outro que pode dar as caras na grande final. Ele tem feito boas provas na Europa, e tem melhorado suas marcas a cada ano. Por fim, temos outra promessa européia tentando ganhar espaço no atletismo mundial, que é o francês Christophe Lemaitre. Dos três, ele é quem tem mais conquistas, mas todas antes dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Nos últimos anos, ele não tem conseguido grandes resultados, mas sempre chega nas fases finais e não pode ser ignorado.

22h08 – 2ª BATERIA: nesta semifinal, dois nomes se destacam dos demais, e será uma enorme surpresa caso um deles fique de fora. O primeiro é Usain Bolt, atual bicampeão dos 200 metros e tri campeão olímpico dos 100 metros. Bolt foi o mais rápido durante as eliminatórias realizadas ontem (16/08), e é praticamente impossível imaginar uma final dos 200 metros rasos sem sua grande estrela. Sem falar que essa é a prova preferida do raio jamaicano. Além dele, outro que se destaca dos demais nesta prova é o jovem canadense André De Grasse, que foi campeão nos Jogos Pan-americanos de 2015 nos 200 metros, e foi bronze nos 100 metros nesta olimpíada. Portanto, é difícil imaginar que alguém possa tirar um dos dois da grande final.

22h16 – 3ª BATERIA: na última semifinal, novamente dois velocistas se destacam dos demais. Primeiramente, vamos falar de Justin Gatlin, o grande adversário de Bolt. O americano foi prata nos 200 metros rasos no Mundial de Atletismo realizado no ano passado em Pequim, chegando atrás justamente de Usain Bolt. Mesmo no seu melhor momento da carreira, nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 quando conquistou a medalha de ouro nos 100 metros, Gatlin foi apenas medalha de bronze nos 200 metros. Apesar disso, ele vem confiante para essa prova, pois foi prata na disputa dos 100 metros no Rio 2016, e com certeza, é aquele que representa maior ameaça ao Raio Jamaicano. Outro destaque desta bateria, é o grande amigo e conterrâneo de Bolt, Yohan Blake. O jamaicano foi prata nos 200 metros nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, e ao lado de Gatlin, são os velocistas que oferecem maior perigo ao atual bicampeão olímpico.

Lembrando que, se classificam para a final que será realizada amanhã às 22h30, os dois primeiros colocados de cada bateria (semifinal), mais os dois velocistas com os melhores tempos entre os demais.