Olimpíadas: dupla brasileira faz história e fatura 1º ouro da vela feminina do país

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze escreveram seus nomes na história do Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016 ao serem a primeiras mulheres a ganharem medalha de ouro na vela. Foi na classe 49er FX, disputada na Marina da Glória, na tarde desta quinta-feira (18).

Márcio Donizete
Jornalista desde 2012, com passagens pelos jornais ABCD Maior e Diário do Grande ABC, além do canal NET Cidade de TV. Foi repórter colaborador, líder de colaboradores e editor no Torcedores.com. Apresenta o Lente Esportiva ABC em lives no Facebook e Youtube.

Crédito: Crédito da foto: Divulgação

VEJA MAIS
THIAGO BRAZ E SERGEI BUBKA CONSOLAM ‘VILÃO’ FRANCÊS APÓS PÓDIO; VEJA FOTO
LOCUTOR OFICIAL GRAVA MOMENTO EM QUE ANUNCIA OURO DE BRASILEIRO E VÍDEO ‘VIRALIZA’; VEJA
PRESIDENTE DO COI EXALTA RIO E DIZ QUE ESCOLHERIA CIDADE PARA SEDIAR OLIMPÍADAS NOVAMENTE

E a premiação dourada não foi nada fácil. Elas, que terminaram a competição com 48 pontos perdidos, chegaram apenas dois segundos à frente da dupla neozelandesa Alex Maloney e Molly Meech, que ficou com a prata (51 pontos perdidos). O bronze foi para as as dinamarquesas Jena Hansen e Katja Steen Salskov-Iversen (54 pontos perdidos).

É a segunda medalha entre as mulheres na vela do Brasil. Em 2008, em Pequim (CHN), Isabel Swan e Fernanda Oliveira faturaram o bronze na classe 470. O país segue com pelo menos um velejador subindo ao pódio em Jogos Olímpicos desde a edição de 1996, em Atlanta (EUA). No total, o esporte já conquistou 18 medalhas, sendo a modalidade que mais premiou a nação em Olimpíadas.

A família Grael também continua com tradição em âmbito olímpico na vela. É a oitava premiação conquistada pelos Grael em Jogos: Torben, ouro em 1996 e 2004, prata em 1984 e bronze em 1988 e 2000; Lars, em 1988 e 1996; além de Martine (filha de Torben), com o ouro agora, em 2016. Já Kahene Kunze é filha de outro importante velejador: Cláudio Kunze.

O Twitter oficial do Time Brasil exaltou o feito das meninas: