
Crédito: Reprodução/Twitter
LEIA MAIS:
OLIMPÍADAS: COMITÊ RIO 2016 ANUNCIA LEILÃO DE RELÍQUIAS USADAS NOS JOGOS
OLIMPÍADAS: ISAQUIAS QUEIROZ PODE FAZER HISTÓRIA COM 3 MEDALHAS NUMA SÓ EDIÇÃO
A informação foi dada pela ABC e divulgada pelo jornalista Matt Gutman. Segundo a rede de TV, um dos nadadores foi flagrado por câmeras de um posto de gasolina indo às vias de fato com um segurança do local após quebrar a porte de um banheiro. Ainda segundo informações, o vídeo confirmaria a invenção da história do assalto por parte dos nadadores, que ofereceram dinheiro para o reparo dos danos.
O caso começou na madrugada de domingo, dia 14, quando Ryan Lochte e Jamens Fagen disseram que foram assaltados voltando de uma festa na Zona Sul da cidade onde acontece as Olimpíadas. Eles estavam acompanhados dos outros nadadores Gunnar Bentz e John Conger.
A versão de Lochte, porém, já foi alterada algumas vezes. Na primeira, o 12 vezes medalhista olímpico afirmou que o táxi em que estava com os quatro colegas havia sido parado por outro veículo. Os homens que desceram do carro supostamente apresentaram distintivos e levaram pertences dos atletas. Já nos EUA, Ryan Lochte afirmou ao canal NBC que foi abordado por homens armados saindo do banheiro de um posto de gasolina.
A suspeita sobre os depoimentos começou quando os atletas disseram ter saído da festa em que se encontravam às 4h. O delegado Alexandre Braga informou que o horário exato da saída de Lochte e companhia aconteceu por volta de 5h45. De acordo com o registro de câmeras da Vila Olímpica, a chegada dos atletas aconteceu às 6h56 da manhã, mais de uma hora depois.
A pedido das autoridades, os nadadores teriam seus passaportes apreendidos para permanecerem no Brasil, mas Ryan já se encontrava nos Estados Unidos. Na noite desta quarta-feira (17), Gunnar Bentz e Jack Conger foram impedidos de embarcar, sendo retirados por policiais de dentro de um avião que rumava para os EUA.
#BREAKING Brazil sources: #RyanLochte + 3 swimmers fabricated robbery story. Video shows swimmer "fighting" w/security at gas station @GMA
— Matt Gutman (@mattgutmanABC) 18 de agosto de 2016
#breaking Brazilian police: US swimmers/ #RyanLochte "offered 100 reals + $20" to compensate for damage in bathroom https://t.co/DBLuUDczrb
— Matt Gutman (@mattgutmanABC) 18 de agosto de 2016