Saiba o que mudou no futebol durante as Olimpíadas

As Olimpíadas Rio 2016 contagiaram boa parte do torcedor brasileiro, sobretudo alguns dos maiores fãs do futebol. Se você se desligou do futebol para dar atenção aos Jogos Olímpicos, não se preocupe: o Torcedores.com mostra para você tudo o que aconteceu de mais importante dentro das quatro linhas enquanto o mundo respirou o espírito olímpico no Rio de Janeiro.

Matheus Adami
Jornalista, editor do Torcedores. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.

Crédito: Foto: César Greco/Ag. Palmeiras

LEIA MAIS:
SAIBA QUAL ESPORTE TEVE OS ATLETAS MAIS CURTIDOS NO TINDER DURANTE AS OLIMPÍADAS

Nesta quarta-feira (24), os times brasileiros estreiam na segunda fase da Copa Sul-Americana. E, também hoje, começa a fase de oitavas de final da Copa do Brasil. Enquanto isso, o mercado da bola ferveu até não poder mais, sobretudo entre os dias 5 e 21 de agosto, período em que o Rio de Janeiro foi a capital mundial do esporte.

Veja o que de mais importante aconteceu no mundo do futebol:

1) Liderança do Brasileirão volta a ser do Palmeiras

O Santos assumiu a ponta do Campeonato Brasileiro no fim da 18ª rodada, após empatar com o Flamengo por 0 a 0, em Cuiabá, no dia 3 de agosto. Graças ao empate por 1 a 1 do Palmeiras no dia seguinte, o Peixe encerrou o período “pré-olímpico” na liderança do nacional.

Na 19ª rodada, o Palmeiras retomou a dianteira e não largou mais. Hoje, o Verdão tem 40 pontos. O Santos é o quinto colocado, com 36.

2) São Paulo e Internacional têm novos técnicos

O Tricolor do Morumbi perdeu o argentino Edgardo Bauza para a seleção de seu país pouco antes do início das Olimpíadas. E, no dia 12 de agosto, quando os Jogos estavam a todo vapor, o São Paulo anunciou a contratação de Ricardo Gomes, que estava no Botafogo, para o posto de treinador.

Já o Internacional repatriou um velho conhecido do torcedor colorado para substituir Paulo Roberto Falcão: Celso Roth, que teve a volta oficializada no dia 9 de agosto.

3) Damião e Diego mitam no Flamengo

No domingo (21), enquanto as Olimpíadas chegavam à despedida, o torcedor do Flamengo teve uma grande surpresa. A equipe venceu o Grêmio por 2 a 1. Estreante do dia, o meia Diego deixou sua marca.

Leandro Damião, atacante contestado pelas últimas passagens mal sucedidas por clubes como Santos e Real Betis, da Espanha, também balançou a rede e encheu o torcedor rubro-negro de esperança.

4) Corinthians sofre limpa

Em poucos dias, o Corinthians negociou três jogadores: os atacantes André e Luciano – para Sporting, de Portugal, e Leganés, da Espanha, respectivcamente – e o volante Bruno Henrique, que foi para o Palermo, da Itália.

E, além disso, o meia Marlone ganhou chance no time. Na segunda-feira (22), dia seguinte ao fim das Olimpíadas, o ex-atleta do Sport anotou u dos gols do triunfo por 2 a 1 sobre o Sport, pela 21ª rodada do Brasileirão.

5) Tchê Tchê é alvo de racismo no Palmeiras

No último dia 16, o palmeirense Tchê Tchê foi alvo de racismo. O jogador foi chamado de “macaco” durante a entrada da equipe alviverde na Arena da Baixada, para o aquecimento, quando o Verdão foi enfrentar o Atlético-PR.

O flagra do momento foi pelo pela TV Palmeiras.

6) Suposta lista de Tite na seleção brasileira vaza

Também no dia 16 de agosto, o site espanhol “El Sevillista”, ligado ao Sevilla, divulgou uma lista que seria da primeira convocação do técnico Tite na seleção brasileira. Entre os atletas, estavam Paulo Henrique Ganso, contratado recentemente pelo clube, Robinho e Diego Alves.

Mas nenhum dos três estavam presentes na lista real, divulgada na última segunda-feira (22). Surpresa, mesmo, foi o retorno de atletas como Paulinho e Taison.

7) Messi volta à seleção argentina

Lionel Messi anunciou que deixaria a seleção argentina após o país ter sido vice-campeão da Copa América Centenário, no fim de junho. Mas, no dia 12 de agosto, o camisa 10 do Barcelona divulgou que reconsiderou a questão.

A decisão foi tomada após uma conversa com Edgardo Bauza, novo treinador da seleção da Argentina.

8) João Havelange morre

Ex-presidente da CBF e da Fifa, João Havelange morreu no dia 16 de agosto, no Rio de Janeiro. O cartola tinha 100 anos e sofria com problemas pulmonares.

9) Principais ligas europeias começam

Olimpíadas? Que nada. Para espanhóis, ingleses e italianos, o que importou mesmo durante o período dos Jogos foi o início dos campeonatos nacionais.

O Espanhol e o Inglês começaram no dia 19 de agosto, enquanto o italiano iniciou no dia 20. E algumas coisas mudaram em relação à última temporada. O Barcelona está na frente na Espanha. O líder na Inglaterra é o Manchester City. Já na Itália a ponta é da Roma.

10) Rei do carisma, Podolski se aposenta da Alemanha

Campeão da Copa do Mundo de 2014 com a seleção alemã, o atacante Lukas Podolski não vai continuar espalhando carisma com a camisa do país. No dia 15 de agosto, o atleta anunciou aposentadoria da equipe nacional.