Os desafios do futebol feminino no Brasil

Marta
Reprodução/ Instagram CBF

O futebol feminino no Brasil sempre enfrentou dificuldades, desde a falta de investimento até a pouca visibilidade. Entre 1940 e 1980, por exemplo, a modalidade foi proibida por lei. Mas hoje, no cenário em que as mulheres se destacam cada vez mais nos esportes, ser jogadora de futebol ainda é um desafio.

LEIA MAIS:

PRETINHA: “TODO MUNDO QUE GOSTA DE FUTEBOL FEMININO PRECISA AJUDAR”

CAMPEÃO DA LIBERTADORES FEMININA, BARATEIRO CONQUISTA OUTRO TÍTULO NO FUTSAL

No dia 1 de agosto, em matéria publicada pela ESPN, o técnico da seleção feminina, Vadão, disse que falta incentivo social. “Nós não podemos não jogar futebol feminino no Brasil. Temos poucas equipes que jogam, mas não temos foco. Se cada prefeitura pegasse o mesmo professor que dá aula no masculino e colocasse no feminino nós teríamos hoje um Brasil muito mais forte”, completou o treinador.

Na Olimpíada do Rio de Janeiro, somando os públicos do Engenhão em dois jogos, Arena Amazônia, Mineirão, Maracanã e Arena Corinthians, mais de 270 mil pessoas foram assistir à seleção feminina, diferente da situação encontrada na Copa do Brasil, em que muitos jogos ainda não chegaram a 100 pessoas na arquibancada, mesmo com ingressos mais baratos.

A falta de divulgação e a ausência da transmissão em TV aberta também são pontos criticados. Pedro Daniel, gerente de Esportes da consultoria BDO, disse ao Estadão, que o mercado do futebol feminino ainda não existe. “Falta planejamento e investimento em estrutura. A modalidade vive o ‘voo de galinha’. A cada ciclo olímpico, são realizados investimentos para custeio e não para o desenvolvimento.”

Depois da derrota contra o Canadá na disputa pela medalha de bronze no Rio, Marta e outras jogadoras pediram que as pessoas não deixassem de apoiar o futebol feminino. Mesmo com uma seleção fixa, criada pela CBF para ajudar as jogadoras a se manterem empregadas e em atividade durante todo o ano, ainda não é suficiente. Há muitas que sequer conseguem viver do futebol.