Xodó da Fiel, Neto completa 50 anos nesta sexta-feira; Relembre sua carreira pelo Corinthians

José Ferreira Neto chegou ao Corinthians com apenas 22 anos e atuou pelo alvinegro de 1989 a 1993, e entre 1996 e 1997, fazendo 227 partidas. Tempo suficiente para conquistar títulos e hoje em dia ser um dos ídolos da Fiel Torcida.

Bruno Bastida
Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Divulgação/Site Oficial Corinthians

LEIA MAIS:
Com terceiro amarelo, zagueiro do Corinthians é desfalque para clássico contra o Santos

Lançado para o Futebol pelo Guarani, de Campinas, Neto já dava a entender que seria um grande jogador, pois com apenas 18 anos já marcava gols e fazia jogadas fantásticas, que chamaram a atenção de grandes clubes do Brasil e da imprensa, que já o chamava de novo Maradona.

Antes de chegar ao Corinthians, o craque ainda passou pelos maiores rivais, São Paulo e Palmeiras, esse último que fez uma troca com o Timão devido ao baixo rendimento do atleta com o técnico Leão.

Já em 1990, foi um dos principais nomes do primeiro título brasileiro do alvinegro, contribuindo com grandes jogadas e gols decisivos.

Em 1991, o camisa 10 ainda conduziu a equipe no título da Supercopa do Brasil (competição que reunia o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil do ano anterior). O título foi conquistado em um confronto contra o Flamengo, com o time corintiano vencendo por 1 x 0, gol dele.

Hoje comentarista da Rede Bandeirantes, Neto acumulou também polêmicas em sua carreira, como da vez que cuspiu no árbitro em um clássico contra o Palmeiras em 1991 ou da vez que “brigou” com o técnico Leão em 1989, por ser colocado para treinar separado devido ao técnico não estar satisfeito com sua forma física.

Veja alguns dos gols marcantes do craque Neto pelo Corinthians: