Home Outros Esportes Contra “maldição do bode”, Chicago Cubs tenta acabar com seca de 108 anos sem título

Contra “maldição do bode”, Chicago Cubs tenta acabar com seca de 108 anos sem título

A cidade de Chicago, localizada no Estado de Illinois, Estados Unidos, possui quase 3 milhões e seiscentos mil habitantes. De todos que lá vivem, provavelmente nenhum estava vivo quando o Chicago Cubs, o time de baseball mais querido da cidade, conquistou seu último título. São 108 anos sem levantar o troféu da World Series na Major League Baseball.

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com. Contato: [email protected]

LEIA MAIS:
O QUE ESPERAR DA SÉRIE WASHINGTON NATIONALS X LOS ANGELES DODGERS
O QUE ESPERAR DA SÉRIE BOSTON RED SOX X CLEVELAND INDIANS
O QUE ESPERAR DA SÉRIE TORONTO BLUE JAYS X TEXAS RANGERS

PUBLICIDADE

Poucos devem se lembrar também da última vez em que o time chegou a final da World Series. O feito ocorreu há 71 anos, em 1945, quando o mundo vivia o ano do fim da Segunda Guerra Mundial. Foi nesta ocasião que surgiu uma das maiores maldições dos esportes: a “maldição do bode”. Os Cubs enfrentariam em casa o Detroit Tigers pelo quarto jogo da World Series de 1945, com a chance de ser campeões em caso de vitória. Momentos antes da partida, o grego Billy Sianis chegou à entrada do estádio com dois ingressos, um para ele e outro para seu bode de estimação chamado Murphy, que foi impedido de entrar no estádio.

Sob protestos, inclusive para o dono dos Cubs, Philip K. Wrigley, presente no momento do incidente, o grego amaldiçoou o time dizendo: “O Chicago Cubs nunca mais vai ganhar uma World Series enquanto não deixar um bode entrar Wrigley Field”. Os Cubs perderam o jogo e em seguida, a World Series e desde então, nunca mais conseguiram voltar a disputá-la.

Desde então, Chicago sofreu ano após ano, e recebeu o apelido “carinhoso” de Lovable Loosers (adoráveis perdedores). Conseguiram chegar até a final da Conferência Nacional apenas mais quatro vezes, em 1984, 1989, 2003 e 2015. Em 1984, o time era o favorito a vence a série diante do San Diego Padres, mas os Cubs sentiram a pressão e perderam de virada a série que lideravam por 2 jogos a zero.

PUBLICIDADE

Em 2003, a maldição do bode voltou a reinar. Os Cubs lideravam a série contra o Florida Marlins por 3 jogos a 2 e estavam a 5 eliminações de voltar às finais após 58 anos. O time vencia por 3 a 1 na oitava entrada até que o rebatedor dos Marlins Luis Castillo rebateu uma bola para o lado esquerdo. O jogador dos Cubs Moisés Allou correu para agarrar a bola no ar e eliminar Castillo do jogo, mas foi atrapalhado por Steve Bartman, um torcedor que estava na primeira fila da arquibancada, próximo ao local em que a bola iria cair. Na sequência, o jogador avançou a primeira base e o Florida Marlins anotou 7 corridas consecutivas, vencendo a partida. Bartman teve de ser retirado do Wrigley Field para sua segurança, já que os outros torcedores estavam furiosos e o culparam pela eliminação. No campo, o time da Flórida virou para 8 a 3 e, no dia seguinte, fechou a série em 4 a 3. Bartman nunca mais foi visto em nenhum jogo dos Cubs e nem na cidade. (confira o vídeo do incidente abaixo)

 

O time e os torcedores já fizeram de tudo para acabar com a maldição. Levaram bodes ao centro do campo, padres gregos para realizar exorcismos, tentaram passar a maldição a outros times, mas nada disso funcionou. Em 2015, os Cubs voltaram pela primeira vez desde 2003 à final da Conferência Nacional, sob a previsão do filme De Volta Para o Futuro II de que se sagrariam campeões. No filme de 1989,os personagens Marty McFly e Dr.Brown viajam a 2015 veem um letreiro parabenizando os Cubs pela conquista. Os Cubs acabaram sendo derrotados na final para o New York Mets por 4 jogos a zero e ficaram mais um ano na fila.

PUBLICIDADE

Para 2016, o time se reforçou e fez bonito. Foi o melhor time da temporada regular, com um ataque muito poderoso e quatro arremessadores titulares de muito nível. Com 103 vitórias e 58 vitórias, foi o melhor time da Major League Baseball. A partir desta sexta-feira (07/10), começa a busca para um histórico título. Para isso, precisa vencer a série de divisão com o San Francisco Giants, um time que foi campeão em três oportunidades nos últimos seis anos (2010, 2012 e 2014). San Francisco é um time muito experiente na pós-temporada e pode atrapalhar o sonho dos torcedores de Chicago. Se conseguir o feito, enfrenta o vencedor da série entre Los Angeles Dodgers e Washington Nationals.

Em 2012, o jogo de videogame da MLB simulou em um comercial como seria a reação da cidade de Chicago em caso de vitória do Chicago Cubs. Você pode conferir abaixo.

 

Será que nesse ano vai?

PUBLICIDADE