
Crédito: Crédito da imagem: 2010 FIFA World Cup Organising Committee South Africa / Site oficial Maradona
LEIA MAIS:
Maradona 56 anos: Assista a grandes lances da carreira do argentino
Maradona 56 anos: Relembre 56 frases marcantes do “Pibe de Oro”
“Lo marqué un poco con la cabeza y un poco con la mano de Dios”, justificou Maradona ao ser questionado sobre usar o punho para desviar a bola para o gol de Peter Shilton. Os jogadores ingleses reclamaram, mas o tunisiano Ali Ali Bennaceur validou o gol marcado em 22 de junho de 1986 no Estádio Azteca, na Cidade do México.
Victor Hugo Morales (rádio argentina, narração em espanhol)
Osmar Santos (TV Globo) – adiante o player até o minuto 2:32
BBC (emissora da Inglaterra)
Fernando Palomo (ESPN)
Quatro minutos depois, Maradona marcou o segundo gol da Argentina em momento registrado como um dos maiores gols de todos os tempos porque o camisa 10 driblou seis jogadores antes de balançar a rede. Gary Lineker fez o gol de honra dos ingleses.
Os argentinos se classificaram, venceram a Bélgica por 2 a 0 na semifinal e a Alemanha Ocidental por 3 a 2 na decisão. O bicampeonato aconteceu oito anos após o título mundial em casa na Copa do Mundo de 1978.
ESCALAÇÕES – Argentina 2 x 1 Inglaterra – Copa do Mundo 1986:
ARGENTINA – Pumpido; Cuciuffo, Brown, Ruggeri e Olarticoechea; Batista, Giusti, Enrique e Burruchaga (Tapia 30´do 2º T); Maradona e Valdano. Técnico: Carlos Bilardo.
INGLATERRA – Shilton; Stevens, Butcher, Sansom e Reid (Waddle 19´do 2º T); Fenwick, Steven (Barnes 29´do 2o T) e Hoddle; Hodge, Lineker e Beardsley . Técnico: Bobby Robson.