Copa do Mundo 2018: Saiba como está a África nas Eliminatórias

Desde 1998 no futebol, cinco países vem representando o continente africano na Copa do Mundo. Na Rússia em 2018 não será diferente: estamos na 2ª rodada da fase final das Eliminatórias e os jogos só serão retomados em agosto. Quer saber como estão as seleções da África atualmente? Você confere aqui, nessa matéria do Torcedores.com!

Anderson Lima
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação: Facebook oficial / Confederação Africana de Futebol

LEIA MAIS: FUTEBOL AMERICANO: SAIU O 1º SEMIFINALISTA DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2016!

COMO FUNCIONA TODO O PROCESSO?
São 54 seleções na Confederação Africana de Futebol. Após um escândalo envolvendo o Zimbábue, o país foi excluído do processo de Eliminatórias da Copa 2018. Numa 1ª fase, as equipes no ranking da FIFA de 28º a 53º enfrentaram-se em mata-mata e assim classificaram-se 13. Na 2ª fase, essas treze disputaram contra as 27 primeiras seleções do mesmo modo. Na 3ª fase, as 20 resultantes do processo seletivo anterior foram divididas em 5 grupos de 4 cada. O melhor de cada grupo ganha a vaga para Rússia.

GRANDES FAVORITAS JUNTAS
Pelo Grupo B, a Nigéria desponta. Mesmo disputando com Camarões (outro grande nome, com 7 participações em Copas e indo às quartas de final numa delas), ganhou da Zâmbia (2 a 1 fora) e Argélia (3 a 1 em casa). A seleção nigeriana participou de cinco das últimas 6 Copas e está com 2 vitórias. Já Camarões tem 2 empates e os outros do grupo têm 1 ponto apenas cada.

CRIANDO TRADIÇÃO
Costa do Marfim participou das Copas de 2006, 2010 e 2014 e quer manter a tradição fincando o pé em 2018. A seleção marfinense tem 4 pontos devido a uma vitória de 3 a 1 sobre Mali. O grupo C ainda conta com Gabão e Marrocos. As outras partidas foram sem gols.

VOLTA ESPERADA
A seleção egípcia foi a 1ª africana a participar de Copas do Mundo, em 1934. Voltou em 1990, numa atuação também inexpressiva. Atualmente é a líder do grupo E, com 6 pontos – 2 vitórias contra Gana (2 a 0 no último jogo, em 13 de novembro) e Congo (2 a 1). Os outros integrantes são: Uganda (4 pts), Gana (1) e Congo (0).

INDEFINIÇÃO
Pelo Grupo D, Burkina Faso (nunca participante de Copa) e África do Sul têm 4 pontos cada. Ainda estão no grupo Senegal (sensação em 2002) e Cabo Verde. Nada definido, todos estão com possibilidades de ser líder.

CABEÇA A CABEÇA
A República Democrática do Congo participou da Copa de 1974 ainda quando era denominado Zaire. Tunísia teve uma grande fase nos anos 2000, com participações no Mundial em 2002 e 2006 e a vitória na Copa das Nações em 2004. Ambas as seleções estão com seis pontos, todos ganhos sobre Líbia e Guiné. A definição deve aparecer quando os países se enfrentarem nas próximas duas rodadas.

As próximas rodadas nas Eliminatórias na África estão com previsão para 28 de agosto, continuando nos meses seguintes até 06 de novembro.