Um dos melhores técnicos do Brasileiro? Zé Ricardo responde e fala da chegada de um auxiliar

Zé Ricardo e Cuca - Crédito da foto: Divulgação/ Gilvan de Souza/ Flamengo

O planejamento do Flamengo para 2017 não deverá contar apenas com novos reforços dentro do campo. A diretoria avalia a possibilidade de contratar um auxiliar técnico para ajudar Zé Ricardo no comando da equipe. O técnico falou sobre o assunto.

LEIA MAIS:
Tem jogador de saída da Gávea? Veja 10 notícias do Flamengo bombando na web
Flamengo pode negociar titulares para equilibrar as finanças; entenda
Diego rasga elogios para Arão, Vizeu e meninos da base do Flamengo; veja  
Jorge fala da chance de trocar o Fla pela Europa e de atuar com Gabriel Jesus no City

– Necessidades institucionais não passam por A ou B. Estou satisfeito com a minha comissão. Se vier alguém de fora ou se vier da base vai ser para agregar, não para dividir ou tirar alguém da nossa comissão. Não depende só de mim e passa muito pelas diretrizes de planejamento de 2017, então não tenho como falar sobre isso.

.

Gilvan de Souza/Flamengo
Gilvan de Souza/Flamengo

.

Veja outros trechos da entrevista do técnico rubro-negro:

CLIMA DO TIME PARA O JOGO CONTRA O SANTOS:

– Numa forma geral, é do ser humano ter o abatimento depois de não conseguir alcançar algo. Pode ter feito um pouco de diferença na folga, mas na terça batemos num papo sobre a importância de continuar brigando e mostramos ao grupo o nosso valor por construir algo bom no campeonato. Temos mais a elogiar do que criticar. Ao longo da semana ficou para trás a frustração dos últimos resultados, e vamos fazer um bom jogo contra o Santos.

CONDIÇÃO FÍSICA DE GABRIEL:

– Gabriel sentiu um incômodo muscular no intervalo do último jogo e por precaução ele ficou fora dos primeiros treinos da semana. Ele se recuperou, hoje treinou e está à disposição para o jogo.

SEM VITÓRIA NO MARACANÃ:

– O Maracanã é a casa do Flamengo, só posso creditar às coincidências. Coisas que não se explicam. Fizemos o máximo nessas partidas e no domingo vamos com tudo para nos despedirmos do Maracanã em 2016 com uma vitória.

.

Gilvan de Souza/Flamengo
Gilvan de Souza/Flamengo

 .

BUSCA PELO SEGUNDO LUGAR:

– Segunda posição é honrosa. Vamos trabalhar muito para conseguir esse segundo lugar, pois lutamos muito pelo título. Claro que a parte financeira é importante, mas falando por mim, a questão não é essa, mas de dignificar nossa campanha, dar orgulho para a torcida de que fizemos o máximo e deixar boa perspectiva para o ano que vem.

AVALIAÇÃO DE JOGADORES NOS ÚLTIMOS JOGOS:

– Estamos exclusivamente focados nessas duas partidas que faltam. Nível máximo de concentração e gastar energia com o que tem pela frente. Depois pensar nisso. Todos nós somos avaliados diariamente, e os jogadores precisam estar mostrando. Incentivamos a motivação de dar o máximo, é isso que eu espero. A partir daí as avaliações acontecem e são tratadas de forma interna.

SE CONSIDERA UM DOS MELHORES TÉCNICOS DO CAMPEONATO?

– Me considero um privilegiado por disputar campeonato com tanta gente boa. Uma avaliação que não posso fazer. São muitos treinadores experientes que até pouco tempo eu acompanhava do lado de fora. Para mim cada jogo é uma experiência grande, e observo cada detalhe para agregar à minha maneira de ser. Não temos um problema de relacionamento, aceitação, trocar ideia e críticas, porque também nos criticamos.

.

Segundo turno
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

.

DESGASTE FÍSICO PESOU?

– Hoje o Palmeiras, que é o virtual campeão, tem seis derrotas e o Fla tem sete. Tem uma conta a ser paga por isso. Temos quase duas voltas e meia ao mundo de trajeto, 40 mil km a mais do que o Palmeiras em deslocamento. Não quero usar como desculpa. Tivemos 3 jogos no Maracanã que nos colocariam na briga, mas tivemos grandes adversários. Esse final tem sido difícil. Algumas vitórias não vieram e sofremos pressão até de nós mesmos. Nossa projeção era brigar pelo título até a última rodada. O Palmeiras foi mais regular.

COMPORTAMENTO DO TIME NO BRADILEIRO:

– No começo diziam que o Fla vencia e dava para o gasto. Fazia o gol e recuava. Aos poucos passamos a jogar futebol mais bonito. Os adversários passam a conhecer melhor, desgaste e até a mudança para G-6, que motiva mais outras equipes. Não conseguimos manter o nível por vários motivos, mas não podemos apagar o que foi construído. Tenho orgulho de trabalhar com esse grupo.

AVALIAÇÃO:

– Entendo que a gente precisa de uma forma bastante clara e equilibrada avaliar tudo. A pré temporada influencia, estava aqui e tivemos informação de que foi bem feita. Assim que a gente assumiu, continuamos com alguns conceitos e tentamos equilibrar com a maneira que pensávamos. Conseguimos o que queríamos, que era dar confiança aos jogadores e passamos a jogar um bom futebol, vencendo bem alguns adversários fortes. Entramos no G-4, quando ainda era naquela época e nos mantemos até hoje. Dificuldades do final da competição sempre tem. A mudança para o G-6 motivou algumas equipes que sonham com a Libertadores, a briga com o rebaixamento fez com que os times evoluíssem complicando as vezes o Flamengo, quebrando uma sequência boa de jogos. Mas para mim, volto a falar, é uma honra estar com esse grupo. Ano que vem vamos brigar e conquistar títulos, para dar orgulho a torcida.

.

Flamengo
Crédito da foto: Divulgação/ Gilvan Souza/ Site Oficial do Flamengo

 .

OPÇÕES PARA O JOGO CONTRA O SANTOS:

– Poderiam entrar o Sheik e o Cirino, além de Fernandinho e Alan Patrick. Cada um com a sua característica. De acordo com o adversário vamos mudando. O Santos vem bem, sem perder e tem como característica, um jogo técnico e de boa troca de passes. Temos que ver no contexto geral, não é atoa que estão na segunda colocação. Sabemos que vamos encontrar um adversário difícil, precisamos estar concentrado para conseguir a vitória.

OBJETIVO DO FLA:

– A gente tem que fazer o máximo sempre, a vida é assim. Hoje o máximo é a segunda colocação. É uma posição honrosa, queríamos o título, mas hoje só podemos ficar na vice-liderança. Vamos dignificar toda a campanha, para dar orgulho à torcida, fazendo com que eles vejam o nosso máximo.

CRÍTICAS AO MÁRCIO ARAÚJO:

– Profissional de altíssimo nível de trabalho, extremamente comprometido, tem dados que justificam a permanência dele no Flamengo e em outras equipes por muito tempo. Não gostaria de ver tantas críticas porque ele não merece, mas as opiniões devem ser respeitadas. Ele tem meu respeito porque é um atleta padrão e um ser humano acima do nível.

.

Foto: Divulgação/Gilvan de Souza/Flamengo
Foto: Divulgação/Gilvan de Souza/Flamengo

 .

Sobre a defesa que fez do volante Márcio Araújo, o principal argumento usado pelo meia e também por dirigentes, é de que o camisa 8 é quem mais tem desarmes certos no elenco, fato que não é verdade. Confira acessando ao link: Diferente dos argumentos dados por Diego e dirigentes, Márcio Araújo não é quem mais desarma no Flamengo e é o que mais desarma errado no Brasileirão; veja os números.

O planejamento do Flamengo para 2017 não deverá contar apenas com novos reforços. A diretoria pretende dar oportunidades para alguns jovens valores e não descarta aceitar boas propostas por alguns titulares. Veja acessando ao link: Flamengo pode negociar titulares para equilibrar as finanças; entenda.

Um dos jogador que pode deixar a Gávea é Jorge. Uma das recentes revelações do Flamengo, o lateral-esquerdo já vem despertando atenção do futebol Europeu desde a temporada passada. Após uma boa campanha com o Rubro-negro no Brasileirão, o jogador admitiu saber de sondagens ligando seu nome com clubes do exterior. Veja tudo acessando ao link: Jorge fala da chance de trocar o Fla pela Europa e também da possibilidade de atuar com Gabriel Jesus no Manchester City, mas ressalva que só saíria para um clube do tamanho do Rubro-negro: “maior que o Flamengo é difícil. Aqui no Brasil não tem”.

Recentemente, ao comentar sobre possíveis propostas para jogadores que tem se destacado no fim desta temporada, Flávio Godinho, Vice-presidente de futebol do clube carioca, tranquilizou a torcida. Veja acessando ao link: VP diz que Flamengo está protegido para não perder jogadores para o exterior; entenda.

Visando a temporada de 2017, o presidente Eduardo Bandeira de Mello, além do seu Vice de Finanças, acabaram comentando sobre o planejamento e reforços para próxima temporada: Presidente e Vice admitem reforços para o Flamengo, mas disfarçam sobre quantidade.

Os dirigentes pretendem priorizar a contratação de jogadores de “ponta”, dando mais oportunidades para os jovens atletas, como Léo Duarte, Ronaldo, Paquetá, Thiago Santos e Felipe Vizeu. Neste sentido, alguns nomes já estão em negociação. VEJA: Com lista de reforços preparada, Flamengo define a prioridade para o ataque.

Enquanto o time ainda briga no Brasileirão, a diretoria continua o planejamento do próximo ano. É o momento de algumas definições, sejam elas de permanência, saídas e também de novas aquisições no mercado do futebol. Sendo assim, o Torcedores.com trouxe um breve resumo de como estão as negociações do Rubro-negro para 2017. Veja no link: Mercado da bola: Veja as negociações de quem pode chegar e sair do Flamengo em 2017.

.

CONFIRA AINDA ALGUNS ESPECIAIS FEITOS PELO TORCEDORES.COM:
Veja os jogadores do Flamengo que podem retornar de empréstimo em 2017
Veja até quando vai o contrato dos jogadores do Flamengo
Confira jogadores que estão sem contrato e podem ser bons reforços para 2017
Brasileirão gringo! Veja os estrangeiros contratados no fim da janela 

Foto: Divulgação

Curtiu essa matéria? Siga o autor no Twitter: Allan Abi Madi – @allanmadi