6 motivos para se orgulhar do time do Flamengo em 2016

flamengo
Crédito da foto: Divulgação/ Gilvan de Souza/ Flamengo

O Flamengo não começou 2016 bem. Foi eliminado na semifinal da Primeira Liga, para o Atlético-PR. Na Copa do Brasil, outra eliminação, ainda na segunda fase – com duas derrotas para o Fortaleza. Além disso, não conseguiu ir bem no Campeonato Carioca e ficou sem título.

Zé Ricardo assumiu a equipe carioca em maio, após o afastamento de Muricy Ramalho por questões de saúde. Desde então, o atual treinador foi efetivado e fez uma campanha brigando na parte de cima da tabela do Brasileirão, mesmo com a eliminação nas oitavas de final da Sul-Americana, para o Palestino.

LEIA MAIS:
ENQUETE: QUEM FOI O MELHOR JOGADOR DO FLAMENGO EM 2016?
15 ATITUDES MORALIZADORAS QUE SÓ O FUTEBOL DOS ANOS 90 FOI CAPAZ DE FAZER

No final do ano, a torcida pôde ter motivos para se orgulhar. A temporada foi positiva para o Mengão. O Torcedores.com selecionou seis motivos para os flamenguistas comemorarem. Veja:

CLASSIFICAÇÃO PARA A LIBERTADORES

O time terminou o Campeonato Brasileiro na terceira colocação, com 71 pontos – a mesma pontuação do segundo colocado, Santos, que teve maior número de vitórias. Ao todo, o Flamengo conseguiu 20 triunfos no torneio. Foram 62% de aproveitamento e vaga na fase de grupos da Copa Libertadores.

CONTRATAÇÃO DE UM JOGADOR DE PESO

Em julho, o Mengão anunciou a contratação de Diego, de 31 anos, ex-jogador do Santos e que estava no futebol europeu há 12 anos. O meia, que teve passagem pela seleção brasileira, Juventus e Atlético de Madrid, estava no Fenerbahçe. Com a chegada do atleta, o time cresceu de produção.

VOLTAR A TER UM TIME COMPETITIVO

A torcida estava querendo ver novamente um time competitivo. Desde 2009, quando foi campeão brasileiro, o clube viveu algumas temporadas sem muita empolgação. Neste ano, a coisa foi diferente.

‘SAÚDE’ FINANCEIRA VAI BEM

A gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello, o Mengão conseguiu arrecadar bem, reduzir dívidas e recuperar a ‘saúde’ financeira do clube.

ALTERNATIVA PARA SAIR DO MARACANÃ

O Rubro-Negro acertou um acordo com a Portuguesa-RJ para usar o Estádio da Ilha a partir de janeiro. Isso fez com que não houvesse uma “dependência” em usar o Maracanã no ano que vem.

INAUGURAÇÃO DO NOVO CT

Com refeitório, auditório, sala de musculação, salão de jogos, biblioteca, parque aquático, quartos, vestiário, departamento médico, sala de imprensa e dois campos, o novo módulo profissional do Ninho do Urubu será a “casa” de treinamentos do elenco profissional do Flamengo a partir de janeiro.



Paulistano, estudante de jornalismo, 20. Desde 2015 no Torcedores.com.