Retrospectiva 2016: Relembre o título baiano conquistado pelo Vitória

Palmeiras
Foto: Divulgação/ECVitória

A temporada de 2016 foi iniciada com grande expectativa no Vitória. Após o acesso à elite, torcedores rubro-negros tinham perspectivas altas para o Leão da Barra, que incluíam a conquista do Campeonato Baiano, o que voltou a acontecer.

Depois de duas temporadas vendo o maior rival, Bahia, ser campeão, o Vitória iniciou a temporada com foco total na disputa do Baianão – enquanto o time tricolor também disputava a Copa do Nordeste. Por estar fora do torneio regional, o Rubro-negro tinha ainda mais obrigação de levantar o troféu de campeão estadual.

LEIA MAIS:
Pelé no Sport? Quase! Veja essa e outras curiosidades sobre o futebol nordestino
Conheça o Llanfairpwllgwyngyll F.C., o clube de futebol com o nome mais longo do mundo
Mercado da bola: Veja os jogadores emprestados pela Chapecoense que voltam ao clube em 2017
Confira como ficaram os grupos da Copa do Nordeste de 2017
Palmeiras e Cucabol? Flamengo foi o time que mais acertou lançamentos no Brasileirão 2016

Ao todo, foram 12 jogos disputados no Campeonato Baiano, somando as fases de pontos corridos, semifinais e finais, com oito triunfos conquistados, um empate e três derrotas, incluindo duas vitórias sobre o rival Bahia.

QUARTAS DE FINAIS

Após garantir classificação na fase de pontos corridos, o Leão eliminou o Flamengo de Guanambi nas quartas de finais. Após perder por 1×0 na ida, o Rubro-negro venceu por 3×0 na volta, no Barradão. Foi a partir daí que iniciou-se a polêmica do contrato de Victor Ramos. O time de Guanambi foi o primeiro a denunciar as supostas irregularidades na transferência do zagueiro, o que foi negado e arquivado pelo TJD-BA. No Brasileirão, o Inter repetiu a denúncia e também não obteve sucesso.

SEMIFINAIS

Na fase de semis, o Vitória passou com tranquilidade pelo Juazeirense, com duas vitórias conquistadas. Na ida, o Leão venceu por 3×2 e por 3×0, na partida de volta.

FINAIS

As finais do Baianão 2016 voltaram a contar com Vitória e Bahia após o Leão ter ficado fora em 2015. No jogo de ida, o Rubro-negro bateu o rival tricolor por 2×0, no Barradão. Já na partida de volta, o Esquadrão venceu por 1×0, mas foi o Vitória quem ficou com o título.



Baiano, 22 anos, jornalista em formação pela Universidade Jorge Amado (UniJorge). Apaixonado por esportes em geral, de preferência basquete, tênis e futebol, este último com maior fervor. Contato: victorw10@outlook.com