Retrospectiva 2016: Relembre a participação do Flamengo no Campeonato Brasileiro

Crédito da imagem: Rodrigo Coca / Flamengo

A temporada de 2016 do futebol brasileiro chegou ao fim. E agora é o momento de relembrar momentos que fizeram parte do esporte nacional. Para isso, o Torcedores.com produzido materiais especiais sobre momentos que marcaram este ano. Desta vez, relembremos a participação do Flamengo no Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS:
Pelé no Sport? Quase! Veja essa e outras curiosidades sobre o futebol nordestino
Conheça o Llanfairpwllgwyngyll F.C., o clube de futebol com o nome mais longo do mundo
Mercado da bola: Veja os jogadores emprestados pela Chapecoense que voltam ao clube em 2017
CONFIRA COMO FICARAM OS GRUPOS DA COPA DO NORDESTE 2017

Diferentemente do que alguns críticos apontavam no começo do ano, o Flamengo brigou pelo título brasileiro até as últimas rodadas. O começo de campeonato, no entanto, foi marcado por oscilação e tentativas de ajustes por parte do ainda inexperiente técnico Zé Ricardo. A aposta no treinador da casa, substituindo o veterano Muricy Ramalho, se mostrou correta no restante da competição.

PRIMEIRO TURNO

Nas 19 primeiras rodadas do Brasileirão, o Flamengo já começava a mostrar sua força atuando longe de seus domínios. Sem uma “casa” fixa, o time atuou em vários estados e, apesar disso, se manteve na parte alta da tabela até o fim do turno. O Mengão terminou a primeira metade do campeonato em quarto lugar, com 34 pontos, apenas dois a menos do que o líder Palmeiras.

SEGUNDO TURNO

Na segunda parte do campeonato, o Mengão conseguia se manter entre os dois primeiros colocados, polarizando a briga pelo título com o Palmeiras. Porém, perdeu pontos importantes na reta final e viu o adversário alviverde abrir vantagem na ponta. Até a penúltima rodada, o time ainda tinha chances – mesmo que remotas – de ser campeão. No final das 38 rodadas, o Rubro-negro terminou com 71 pontos, em terceiro lugar. Com a colocação, o Fla disputará a Libertadores em 2017.

FORÇA COMO VISITANTE

Durante o Brasileirão 2016, um dos pontos fortes do Flamengo foi manter regularidade atuando como visitante. O time somou 29 pontos jogando fora de casa, sendo o segundo melhor nesta estatística, ficando atrás apenas do campeão Palmeiras, que somou 31.

CHEGADA DE DIEGO

Um dos fatores para a mudança de patamar do Mengão dentro do Brasileiro foi a chegada do meio-campista Diego ao time. Com o novo reforço, contratado na metade do campeonato, o time conseguiu uma sequência de invencibilidade e passou a seguir de perto o líder Palmeiras. O meia ainda foi o vice-artilheiro da equipe, com seis gols, e distribuiu três assistências. O desempenho o fez ser considerado o melhor jogador de meio-campo da competição.

ARTILHEIRO

O principal goleador do Flamengo no Brasileirão 2016 foi o peruano Paolo Guerrero, que balançou as redes em nove oportunidades.

DEFESA FORTE

A defesa rubro-negra também se destacou na temporada, conseguindo manter uma média inferior a um gol por jogo. Foram apenas 35 gols sofridos em 38 jogos, ficando em quarto lugar neste ranking.



Baiano, 22 anos, jornalista em formação pela Universidade Jorge Amado (UniJorge). Apaixonado por esportes em geral, de preferência basquete, tênis e futebol, este último com maior fervor. Contato: victorw10@outlook.com