Entenda o processo para saída de Nenê do Vasco

Reprodução/90Min

Nenê é o ídolo mais recente do Vasco, chegou em agosto de 2015 na luta do clube contra o rebaixamento para a série B do Campeonato Brasileiro, e apesar de não ter conseguido a manutenção o jogador caiu nas graças da torcida. Logo ao fim de 2015 grandes clubes sondaram a possibilidade de contarem com Nenê em 2016 mas esbarraram na vontade do jogador em estar no Vasco naquele momento principalmente por ser o destaque individual da equipe e pelo carinho dos torcedores.

Durante o ano de 2016 continuaram a ocorrer sondagens de diversos times, entre eles Atlético Mineiro, Palmeiras, Internacional e outros. No inicio de 2016 Nenê seguia irredutível, e isso se comprovava em suas palavras a cada vez que respondia sobre sua possível saída do Vasco.

Em junho deste ano em entrevista ao programa Seleção SporTv Nenê disse o seguinte sobre uma possível saída para o futebol chinês ou algum grande clube da série A do Brasileirão:

Imprensa gosta de especular. No final do ano, todo mundo sabe, foram vários clubes. Fico feliz de meu trabalho ser reconhecido. No final do ano, não era especulação. Mas agora não tem nada. Está tudo tranquilo. Eu estou bem, estou feliz. Não tenho intenção de sair do país. Penso em continuar aqui, fazer história no Vasco.

 

Já em agosto Nenê voltou a negar sua saída do Vasco, agora através de vídeo em seu Facebook onde disse:

Eu tenho ouvido muitas perguntas, gente me perguntando se eu ia sair do clube. Então, queria explicar para vocês que não tem nada disso. Estou muito feliz aqui, e infelizmente às vezes as coisas não acontecem como a gente quer. Vocês sabem como eu sou, quero jogar todos os jogos. E se realmente eu não joguei e não vou jogar o próximo jogo é porque realmente ainda tenho alguma coisa, tenho um problema.

 

Em outubro Nenê tinha sondagens de São Paulo e Palmeiras, e o discurso sobre não sair do Vasco seguia firme quando respondeu ao Globoesporte.com sobre as sondagens e a possibilidade de sair do clube.

Minha cabeça está totalmente voltada ao Vasco e no objetivo de conquistar o acesso. Tenho contrato e nenhum pensamento em mudar de clube.

 

E quando Nenê entrou no mês de dezembro com o objetivo de colocar o Vasco na primeira divisão cumprido, a sua vontade de permanecer no Vasco já não recebia mais ênfase quando questionado sobre a possibilidade de deixar o clube, em entrevista ao Globoesporte.com em 8 de dezembro o meia já não falava diretamente da sua vontade de ficar e sim de estar sob contrato com o clube.

É o time com o qual tenho contrato, um grande carinho e estou muito feliz, mesmo com a situação no ano passado de não ter cumprido com a missão de mantê-lo na Primeira Divisão. Agradeço sempre o que a torcida faz por mim. É algo que nem pensei ainda e não posso ficar pensando, pois tenho contrato, mas creio que estarei lá ano que vem, sim

 

E na sexta-feira (23/12) Nenê praticamente cavou sua saída do Vasco em entrevista coletiva em São Paulo, deixando claro não estar tão feliz no Rio de Janeiro, e o interesse por viver em São Paulo próximo a família em um momento em que se fala na imprensa que São Paulo, Santos e por fora Palmeiras estariam próximos de um acordo para contar com seu futebol em 2017.

Sou feliz no Vasco. Só que a gente nunca sabe no futebol, o que pode acontecer ou não. Tenho contrato, mas não sabemos o dia de amanhã. Não posso afirmar se aceitaria ou não sair. Eu estou realmente com minha família, perto dos meus filhos, vim para o Brasil para isso. Seria um dos motivos que me faria sair. Voltei para o Brasil para ficar perto dos meus filhos e não estou conseguindo como eu gostaria

 

Nenê tem demonstrado interesse em deixar o Vasco, tem gradualmente moldado seu discurso de acordo com esse interesse, e apesar de não declarar oficialmente a direção do Vasco está com o sinal verde para uma possível saída do jogador, já que tal situação iria de encontro com dois interesses do clube: A redução da média de idade do elenco principalmente dos jogadores que costumam compor o 11 titular, e a liberação de um valor entre R$ 300 mil e R$ 400 mil no caixa para salários que representaria uma possibilidade de buscar um nome de peso e com idade inferior aos 32 anos.



Especialista em Marketing Digital pela Universidad Austral da Argentina; Especialista em Social Media Marketing pelo ITESM do México; Especialista em Marketing Internacional e Crescimento da Indústria Cruzada pela Yonsei University da Coreia do Sul. Estudante de Administração. Com diversos cursos voltados a administração esportiva, área que o grande público tem pouco conhecimento. Fã de esportes, games e animes. Diretor de Marketing e Comunicação na Agência 2B Sports.