Thomas Tuchel sai em defesa de Marc Bartra

Bartra
Reprodução / Facebook oficial do Bartra

Em entrevista coletiva, o técnico Thomas Tuchel defendeu o zagueiro Marc Bartra em meio a tantas críticas que o defensor vem recebendo de torcedores e imprensa. Para o comandante aurinegro, o atleta segue em processo de adaptação ao futebol alemão.

Marc Bartra chegou ao Borussia Dortmund na última janela de transferências, em julho de 2016. Para tirá-lo do Barcelona, o clube alemão precisou desembolsar cerca de 7 milhões de euros (algo próximo de R$ 25 milhões). No entanto, o atleta ainda não conseguiu emplacar uma boa sequência de jogos e segue sendo duramente criticado na Alemanha.

LEIA MAIS
Mercado da bola: jornal crava Toprak no Borussia Dortmund
Borussia empata mais uma vez no alemão

Para piorar a situação de Bartra, uma lesão no músculo abdutor da perna direita o deixou fora de combate até o fim de outubro, quando passou a fazer dupla com Sokratis ou até mesmo completar o trio defensivo com o grego e Ginter. Mas por conta da falta de adaptação, vem sendo bastante criticado.

O treinador Thomas Tuchel, no entanto, defende com unhas e dentes seu zagueiro de 25 anos. Analisa que, pelo pouco tempo de clube, vem dando conta do recado. O técnico, no entanto, fez duas ressalvas: a dificuldade do idioma e a série cansativa de jogos prejudica uma adaptação mais rápida de Bartra.

“Ele não está acostumado com a intensidade das equipes e os jogos quase seguidos na Bundesliga. É um processo de adaptação que leva tempo. Há também os problemas linguísticos, mas é um período de aclimatação normal. Bartra é uma pessoa muito aberta e extremamente reflexiva quando nem tudo está indo bem”, disse Tuchel.

“Precisamos reconhecer também que ele não está acostumado a jogar a cada três dias e ainda assumir a responsabilidade absoluta pelo resultado dos jogos. Mas Bartra seguirá tendo nosso apoio total no Borussia Dortmund”, finalizou o comandante.

PAUSA DE INVERNO

A Bundesliga agora segue paralisada por conta do rigoroso inverno e férias dos jogadores até o final de janeiro. Thomas Tuchel, Marc Bartra e os demais aurinegros só entram em campo no próximo dia 21 (sábado), às 12h30 (de Brasília), contra o Werder Bremen, fora de casa. O time atualmente ocupa a 6ª colocação do Alemão, com 27 pontos.

Foto: Reprodução / Facebook oficial do Bartra