Federer x Nadal: saiba como assistir AO VIVO na TV a final do Australian Open

Federer x Nadal: Talvez nem o mais otimista dos fãs de tênis pudesse prever o reencontro de duas lendas contemporâneas do esporte em uma final de Grand Slam, em pleno ano de 2017. Roger Federer e Rafael Nadal superaram derrotas inesperadas, quedas importantes no ranking e, sobretudo, lesões para voltarem ao topo e marcarem encontro em uma grande final.

Eduardo Caspary
Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Dupla Gre-Nal.

Crédito: Getty Images

A partir das 6h30 da manhã deste domingo, no horário de Brasília, Federer x Nadal se encontram na Rod Laver Arena, quadra central do complexo de Melbourne, para decidirem o campeão do Australian Open de 2017. O histórico jogo terá transmissão ao vivo da ESPN, com narração de Fernando Nardini e comentários do ex-tenista Fernando Meligeni.

No retrospecto, Nadal leva vantagem sobre Federer. Até hoje, em 34 confrontos no circuito mundial, o espanhol venceu 23 vezes, contra 11 do suíço. Por outro lado, Federer levou a melhor no último encontro dos dois, durante o ATP da Basileia, na Suíça, em 2015.

Logo no primeiro Grand Slam de 2017, os dois ex-número 1 do mundo mostram que estão em alta após uma temporada de muitos problemas em 2016. Nadal foi um mero figurante nos dois Slams que participou (Australian Open e US Open), teve que desistir de Roland Garros por lesão durante a campanha e sequer jogou Wimbledon. Federer, por outro lado, viveu situações ainda piores.

Após chegar à semi do Australian Open e de Wimbledon, o suíço viveu um lado até então desconhecido em sua carreira: ausência por lesão. Depois de operar o joelho, Federer ficou mais de seis meses afastado das quadras até voltar no início desse mês de janeiro para a disputa da Copa Hopman. Nesse período, perdeu torneios importantes como as Olimpíadas e o US Open.

O confronto entre Federer x Nadal neste domingo coloca em quadra cinco títulos de Australian Open – quatro para o suíço e um para o espanhol. No geral, Federer tem 17 títulos de Grand Slams contra 14 de Nadal, que pode se aproximar bastante em caso de vitória. Depois de muito tempo, senhores, eles estão de volta.

As campanhas:

Federer, até chegar à decisão, venceu: Jurgen Melzer, Noah Rubin, Tomas Berdych, Kei Nishikori, Mischa Zverev e Stan Wawrinka.

Nadal, por sua vez, bateu: Florian Mayer, Marcos Baghdatis, Alexander Zverev, Gael Monfis, Milos Raonic e Grigor Dimitrov.