Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Guardiola 46 anos: Técnico entra em fase mais questionada da carreira

Um dos treinadores mais badalados do mundo completa 46 anos nesta quarta feira (18). Pep Guardiola é multicampeão por todos os clubes em que passou mas no Manchester City a realidade tem sido bem diferente. Com orçamento milionário para gastar no mercado da bola, o técnico espanhol trouxe estrelas como Gundogan, Claudio Bravo e de Bruyne mas o quinto lugar na Premier League não é visto com bons olhos por dirigentes do clube e a imprensa britânica.

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Crédito: Foto: Twitter Oficial do Manchester City

Guardiola iniciou a carreira de treinador em 2007 no Barcelona B e no ano seguinte se transferiu ao time principal para se tornar campeão da La Liga, Champions League, Copa do Rei e do Troféu Joan Gamper, em seu primeiro ano no clube catalão. O técnico ainda se tornou bicampeão do mundial de clubes, mais uma vez campeão da Champions League, bicampeão da Supercopa da UEFA, bicampeão consecutivo do campeonato espanhol, outro título da Copa do Rei e bicampeão da Supercopa da Espanha e Troféu Joan Gamper.

LEIA MAIS:

YAYA TOURÉ RECUSA PROPOSTA MILIONÁRIA DA CHINA, DIZ BBC

SAIBA QUEM VAI REPRESENTAR O SEU TIME NO SUL-AMERICANO SUB-20

ÍDOLO DO FUTEBOL EGÍPCIO ENTRA EM LISTA DE “TERRORISTAS”

Próximo do final da temporada, Pep Guardiola anunciou sua saída em 2012 e quase um ano depois acertou sua ida para o Bayern de Munique onde mudou posições de jogadores e novamente teve grande poder para aquisição de atletas mas não conseguiu fazer valer o alto valor e em duas temporadas foram “apenas” sete títulos entre eles o tricampeonato da Bundesliga e o Mundial de Clubes em 2013. Com dificuldades para impor seu estilo de jogo, Pep deixou o clube bávaro em 2016.

Em sua primeira temporada na Inglaterra, Guardiola conseguiu um elenco milionário e contratações de primeiro escalão com o belga de Bruyne e o artilheiro do Brasileirão Gabriel Jesus. Mas a fraca campanha e as recentes goleadas para Barcelona e Everton, fizeram o treinador questionar até uma aposentadoria. As entrevistas coletivas com a imprensa britânica também tem tirado do sério o treinador que tem se mostrado insatisfeito.

O que ficou claro para todos é que Pep Guardiola caiu de produção e não conseguiu nenhum grande feito com outro clube pós-Barça. Guardiola está na pior fase da sua carreira ? O que aconteceu com o melhor técnico do mundo em 2009, 2011 e 2012 ? O ‘tiki-taka’ na Inglaterra não funciona ?

Fato é que dificilmente o técnico espanhol deve deixar o clube mas vai conviver com as críticas dos jornalistas ingleses em quanto continuar na equipe.