Guia dos Playoffs da NFL: Atlanta Falcons, o melhor ataque

Os playoffs da NFL continuam neste final de semana com o Divisional Round e o Torcedores.com traz para vocês um especial sobre todos os 12 times que brigarão pela conquista do troféu Vince Lombardi no Super Bowl LI, marcado para o dia 5 de fevereiro. Abordaremos aqui o Atlanta Falcons, equipe que possui, de longe, o melhor ataque da temporada atual.

Rafael Cerqueira
Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Crédito: Matt Ryan e companhia buscam a primeira e última conquista de Atlanta no Georgia Dome (Reprodução/Twitter Oficial do Atlanta Falcons)

LEIA MAIS:
Guia dos Playoffs da NFL: Seattle Seahawks
Mudança é oficializada e Charges trocam San Diego por Los Angeles
Confira os horários dos jogos das semis de Conferência da NFL

A Campanha
É bem verdade que os Falcons começaram a temporada perdendo, em casa, para o Tampa Bay Buccaneers. Entretanto a derrota não afetou a equipe, que garantiu 11 vitórias nos 15 jogos seguintes, abocanhando o título da NFC Sul e a 2ª colocação na NFC Geral, se tornando um dos 4 melhores times da liga e adquirindo o direito de estrear nos Divisional Rounds. Muito da boa temporada se deve ao quarterback Matt Ryan. O fulminante ataque comandado por ele conseguiu uma incrível média de 33.8 pontos por jogo e se tornou o oitavo melhor ataque da história da temporada regular da NFL.

O Destaque Ofensivo
Eleger apenas 1 destaque ofensivo para Atlanta é muito difícil. Todos os jogadores do setor estão indo muito bem na temporada. Porém, tudo isso se dá por causa de Matt Ryan. O quarterback faz uma temporada incrível e é um dos grandes candidatos a MVP da NFL. Ryan é o quarterback com maior passer rating da liga atualmente: 117.1. Ao todo, já foram 4944 jardas lançadas. A maioria dos passes tiveram como alvo Julio Jones: com 1409 jardas, o wide receiver tem o 2ª maior número de jardas por recepções da liga. E se não der pra passar, não tem problema. O running back Devonta Freeman também faz uma grande temporada, com 1079 jardas percorridas. Os números são impressionantes.

O Destaque Defensivo
O destaque defensivo do Atlanta Falcons fica por conta de Vic Beasley. O defensive end é o líder de sacks da temporada, com 15.5 sacks. Entretanto, os destaques do setor ficam por aí.

Pontos Fracos
Se sobram jardas no ataque de Atlanta, a defesa é sem dúvidas o elo fraco da equipe. Com uma média de 25.4 pontos sofridos por jogo, os Falcons possuem, de longe, a pior defesa dos 8 times que estão nos Divisional Rounds. O maior ponto fraco do setor defensivo do Atlanta Falcons são as bolas aéreas. A fragilidade da defesa se intensifica pois a equipe sente falta do cornerback Desmond Trufant, que desfalca os Falcons desde o final de novembro, quando passou por uma cirurgia que o tirou do resto da temporada.

O Adversário
Os Falcons recebem em sua casa o Seattle Seahawks. A equipe de Seattle passou com uma certa facilidade por cima dos Detroit Lions na fase de Wild Card. Entretanto, os Seahawks chegam com importantes desfalques para a partida, como o safety Earl Thomas, e o fator casa será crucial para a definição do jogo. Na temporada regular, a polêmica vitória de Seattle por 26-24 foi marcada por uma arbitragem ruim que não assinalou uma interferência de Richard Sherman em Julio Jones. No histórico do confronto, Seattle leva a vantagem com 10 vitórias, contra apenas 6 dos Falcons.

Conclusões Finais
O Atlanta Falcons possui o favoritismo para chegar ao Super Bowl em virtude do seu incrível ataque e também do fator casa que se mostrou crucial nas rodadas de Wild Card. Para isso, o setor defensivo terá que se acertar e conta com Vic Beasley para conseguir parar Russell Wilson. Promessa de um grande jogo em Atlanta, e de um grande desfecho de temporada para os Falcons.