Esportes Olímpicos

Maicon de Andrade: Um lutador dentro e fora do tatame

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Reprodução / Facebook Oficial Maicon Andrade

O taekwondista brasileiro, Maicon de Andrade, foi o primeiro atleta masculino a conquistar medalha olímpica e a segunda conquista do Brasil no esporte (Natália Falavigna – bronze em Pequim 2008, primeiro). Na disputa pelo bronze, Maicon venceu Mahama Cho, do Reino Unido, com golpes no final. Agora, o mineiro inicia o projeto Tóquio 2020 com outros atletas, visando mais conquistas para o país na terra do sol nascente, o Japão.

Porém, a vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi garantida somente nos últimos instantes. Após uma confusão envolvendo a Confederação Brasileira de Tae Kwon Do (CBTKD) e o lutador de MMA, Anderson Silva, a entidade decidiu promover uma seletiva para que pudesse escolher o representante do país. Com a desistência iminente de Anderson, o “azarão” Maicon venceu os favoritos André Billia e Guilherme Félix e conquistou a sua presença tão sonhada por ele e a sua equipe de São Caetano do Sul, São Paulo.

A superação é a palavra que pode ser escolhida para a trajetória do jovem mineiro, nascido na cidade de Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves, na Grande Belo Horizonte. Maicon é o caçula da família de nove irmãos e teve que trabalhar como garçom e pedreiro para seguir na modalidade. Desde de 2013, Maicon treina na Two Brothers Team, uma das principais equipes do Brasil localizada em São Caetano do Sul. Além dos treinamentos na equipe paulista, Maicon está integrado ao modelo universitário, um novo tipo de modelo de desenvolvimento esportivo, onde a instituição oferece patrocínio ao aluno/atleta como forma de auxílio para a continuidade e desenvolvimento dentro do esporte. No caso de Maicon, o jovem estuda Geografia e, no ano passado, conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas Universitárias, a Universíada, na Coreia do Sul.