Opinião: qual é o “time do povo” mineiro?

Além da enorme rivalidade dentro das quatro linhas, Cruzeiro e Atlético-MG disputam entre si o famoso slogan “Time do Povo”. Após vazar no Whatsapp uma declaração do vice-presidente de futebol do Cruzeiro Bruno Vicintin, a torcida e o clube celeste se mobilizaram e passaram a usar com frequência a frase: “Cruzeiro, o Time do Povo”. O Atlético-MG rebateu a campanha feita pelo Cruzeiro na rodoviária da cidade de Belo Horizonte. Na fachada do lugar havia o banner com os dizeres: “O verdadeiro time do povo, desde 1908”. Mas, qual é de fato o time mais popular de Minas Gerais?

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com.Contato: redacao@torcedores.com

Crédito: Crédito da Foto/Divulgação Site Cruzeiro Oficial

Primeiramente, vejamos um pouco da história dos dois clubes. O Cruzeiro Esporte Clube nasceu em 1921 com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália, em 2 de janeiro de 1921. Em 1942, um decreto de lei do governo federal proibiu o uso de termos que remetiam à Itália em entidades, instituições e estabelecimentos no Brasil. Com isso, o clube precisou ser renomeado. O time celeste foi fundado por operários imigrantes da Itália que ajudaram na construção civil de umas das maiores capitais do país. A Raposa possui mais de 8 milhões de torcedores, a maior torcida fora do eixo Rio-São Paulo. O Atlético-MG foi criado em 25 de março de 1908 por um grupo de estudantes que se reuniram no Parque Municipal, em Belo Horizonte. O clube alvinegro teve como primeiro nome Athlético Mineiro Football Club, mais tarde passou a ser chamado Clube Atlético Mineiro. O time conta hoje com aproximadamente 6 milhões de adeptos pelo Brasil, a segunda maior torcida em Minas Gerais segundo os dados do Instituto Paraná Pesquisas divulgados em 2016.

LEIA MAIS:
EM AO VIVO, MARCOS ROCHA MITA EM ZOEIRA COM O CRUZEIRO
MERCADO DA BOLA: CRUZEIRO PODE EMPRESTAR MEIA MATIAS PISANO AO TIJUANA

Voltando à nossa discussão, essa foi a declaração do vice-presidente do Cruzeiro que acabou vazando no Whatsapp: “Este negócio de time do povo dói dentro da alma deles, porque eles sempre foram clube de elite, tanto que eles estão em Lourdes, né? E o Cruzeiro no Barro Preto. E o Cruzeiro foi um time de imigrante, um time de operários, e a gente tem que abraçar este negócio de time do povo também, vou começar a falar isso “.  A partir daí, houve uma espécie de “Guerra Fria” entre as torcidas celeste e alvinegra, ambas defendendo suas ideologias nas redes socias e nos estádios. Além disso, nos jogos como mandante, o Cruzeiro usa uma enorme faixa no setor inferior vermelho com os dizeres “Cruzeiro, o Time do Povo!”.

Sem mais delongas, aqui vai a opinião pessoal. Dizer qual o time mineiro é o mais popular hoje em dia é improvável. Com a modernização do futebol brasileiro, cada vez menos temos visto a massa popular nos estádios, visto que os clubes adotaram os programas de sócio-torcedor. Os ingressos estão cada vez mais caros e com isso, o futebol está cada vez mais restrito aos que possuem maior poder aquisitivo. Todavia, a história dos dois clubes mineiros deve sempre ser recordada para dizer qual possui raízes populares. Depois de tudo o que aqui foi dito, tire suas próprias conclusões.