Zé Ricardo admite que ele, Muricy e técnicos da base definiram a forma do Flamengo jogar

Após assumir o time do Flamengo no lugar de Muricy Ramalho, com o Campeonato Brasileiro em andamento, o técnico Zé Ricardo conseguiu fazer uma ótima campanha, classificando o time para Copa Libertadores deste ano. Enquanto o elenco estava de férias, o treinador fez um curso na CBF, quando conversou com o Torcedores.com.

Allan Abi Madi
Colunista do Torcedores.com.

Crédito: Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

LEIA MAIS:
Empresário comenta situação de Paulo Victor e Adryan que podem deixar o Flamengo
Preparador físico mostra treino com Rômulo e entrega acerto com Flamengo
Flamengo admite interesse em Berrio e Vargas, mas estende prazo para contratações
Mercado da bola: Rivais paranaenses tem interesse em Ederson do Flamengo
Zé Ricardo admite deficiência de Márcio Araújo no passe e não garante titularidade em 2017

Conheça a 1xBet:

Um novo jeito de fazer sua aposta esportiva!

Muito se questionou durante o Brasileirão, que o Flamengo deveria variar mais o esquema adotado. O Torcedores.com indagou ao técnico Zé Ricardo se o modelo de jogo utilizado pelo Rubro-negro em 2016 foi implantado no time profissional e também nas categorias de base, de forma definitiva, enquanto Muricy ainda era treinador.

– As categorias de base do Flamengo jogam muito parecido com a equipe profissional. A gente tem alguns aspectos em relação à criatividade que a gente dá uma flexibilidade, o que é necessário, porque muitas vezes a gente trabalha de acordo com o material humano que a gente tem na mão. De forma geral a gente estabeleceu alguns princípios de jogo que são importantes e que tenha a ver com a tradição do clube. Todas as categorias estão seguindo isso. Foi uma ideia corroborada por todos nós e o professor Muricy alimentou isso também. Foi importantíssima a presença dele porque é um super vencedor. Hoje a gente já colhe os resultados daquela união que fizemos naquele momento. A gente estabeleceu um princípio de jogo e através das características dos jogadores e cada treinador trabalha em cima da plataforma de jogo. É uma definição mais de filosofia do que de esquema de jogo – respondeu o treinador do Fla de forma exclusiva para o Torcedores.com.

.

Crédito da imagem: Bia Palumbo / Torcedores.com

Crédito da imagem: Bia Palumbo / Torcedores.com

.

Como o próprio Muricy esclareceu em entrevista para o jornal O Globo em Janeiro do ano passado: “no Brasil, cada treinador que chega implanta o conceito. Para mim é o contrário. A troca de treinador constante não permite ter filosofia, não se tem ideia de nada. É importante o Flamengo ter”. Veja a entrevista na íntegra acessando ao link: Muricy em Janeiro: ‘Flamengo terá esquema tático que o técnico vai ter que se adaptar’.

 .

Muricy aposta no Fla de Guerrero - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Muricy aposta no Fla de Guerrero – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

.

 Zé Ricardo também admitiu que não pode fugir do DNA do Flamengo ao escalar o time.

– Não se pode fugir da tradição do clube. Eventualmente, você pode ter uma estratégia diferente em um jogo. É difícil dissociar o Flamengo de um time que queira a bola, agrida o adversário e tente ser protagonista do jogo. Cada clube tem algo que o marque e no Flamengo é isso: jogadores técnicos, habilidosos, mas com alma – disse ao Globo.

.

Gilvan de Souza/Flamengo

Gilvan de Souza/Flamengo

.

Saiba de todas novidades do Flamengo aqui: Tem jogador chegando e saindo? Veja 10 notícias do Flamengo bombando na web.

CONFIRA AINDA ALGUNS ESPECIAIS FEITOS PELO TORCEDORES.COM:
Veja os jogadores do Fla que podem retornar de empréstimo em 2017
Veja até quando vai o contrato dos jogadores do Flamengo
Confira jogadores que estão sem contrato e podem ser bons reforços para 2017
Veja os estrangeiros contratados na última janela 

Foto: Divulgação

Curtiu essa matéria? Siga o autor no Twitter: Allan Abi Madi – @allanmadi