Basquete

Confira 6 animes esportivos para assistir

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Reprodução

Os Jogos olímpicos de Tóquio ainda podem estar longe, mas os japoneses já estão se preparando. Para quem quer conhecer melhor a relação do país com os mais variados esportes, confira aqui seis animes esportivos para assistir.

Days- Futebol

Vamos começar como futebol. Animes sobre o esporte não faltam, sendo que Captain Tsubara (mais conhecido como Super-Campeões). Contudo, dos mais recentes, Days se destaca mais. O personagem principal é Tsukushi Tsukamoto, um garoto queto e tímido que, de repente, é convidado para jogar futebol por Jin Kazama, considerado um gênio do futebol, além se bastante popular e até mesmo um pouco pervertido (algo comum em produções japonesas). Tsukamoto  inicialmente sofre nos treinos, mas depois de muito trabalho duro, consegue desenvolver suas habilidades.

O anime teve a sua primeira temporada transmitida entre julho e outubro de 2016 e já teve a sua segunda temporada confirmada.

Kuroko no Basket

O basquete não é popular no Japão, mas isso não impede do país ter produções com o esporte como tema.  O anime começa com o time da escola  Teiko, que tem no sue time a “Geração de Milagres”, cinco jogadores que ganharam todas as partidas que disputaram juntos. AO chegarem no ensino médio, eles vão para cinco escolas diferentes. Contudo, a equipe tinha um sexto jogador: Kuroko Tetsuya, que vai estudar na Seirin High, uma escola que montou um time de basquete há pouco tempo. Agora, Tetsuya vai trabalhar para mostrar sua força e derrotar seus antigos colegas.

O anime teve no total de três temporadas, lançadas entre 2012 a 2014. A produção também fpoi baseada no mangá de memso nome, que inclusive foi publicado no Brasil pela Editora Panini

All Out- Rugby

Em 2019, o Japão receberá a Copa do Mundo de Rugby, numa tentativa de fortalecer o esporte no Japão. Mas não se pode negar que o mangá All Out, que foi transformado em anime no segundo semestre de 2016. A historia giram em torno de dois personagens principais: o alto Sumiaki Iwashimizu e o baixo Kenji Gion.  Iwashimizu é inseguro devido ao fato de ter machucado um colega durante uma partida; e Gion é encrenqueiro e detesta ouvir piadas sobre sua altura. Ambos decidem entrar no fraco e desacreditado time de rugby da Kanagawa, mas que ainda tem o sonho de disputar um campeonato nacional.

All Out ainda está na primeira temporada no Japão, e tem tudo para ter a segunda também.

Ace of Diamond- Beisebol

É claro que o esporte coletivo mais popular do Japão ao lado do futebol não podeira faltar. O personagem principal é Eijun Sawamura, um jogador amador de beisebol que vai estudar na Seidou High, famosa pelo sue excelente time de beisebol. Contudo, Sawamura descobre que jogar no intercolegial é bem diferente de praticar com seus amigos, passando a se dedicar fortemente para não ficar para trás e poder entrar em campo

O anime teve 126 episódios entre 2013 e 2016. E, como a maioria dos animes aqui, foi baseado num mangá, que teve uma segunda historia lançada em 2015 e continua sendo publicada até hoje, ou seja: grande chance do anime ter continuação.

Yowamushi Pedal- Ciclismo

Produções sobre ciclismo são raras, e as poucas que tem são documentários. Yowamushi Pedal chega para cobrir um pouco desse buraco. O personagem principal é Sakamichi Onoda, um fã de animes que é levado para o clube de ciclismo da escola onde estuda após demonstrar habilidades incomuns com uma bicicleta simples. Apesar da dificuldade, Onoda vai melhorando aos poucos suas pedaladas a ponto de se num nome importante da equipe para a disputa do intercolegial.

O anime está atualmente em sua terceira temporada, denominada New Generation.

Yuri on Ice- Patinação Artística.

Talvez seja pelo fato de ser um esporte bonito, mas a patinação artística é bastante retratada em filmes americanos. Aqui, veremos pelo lado japonês. Esse anime se destaca pelo fato d sair do clichê escolar, já que o personagem principal, Yuri Katsuki, tem 23 anos de idade e participou do Grande Premio de patinação Artística no Gelo, onde sofreu uma derrota humilhante e decide se aposentar do esporte. Ao visitar uma amiga, ele imita o patinador russo e ídolo de infância Victor Nikiforov, e um vídeo é colocado na internet mostrando o feito, fazendo o próprio Nikiforov a se oferecer para treinar  Katsuki.

Esse anime é de curta duração: 12 episódios., lançados entre outubro e dezembro de 2016.

Haikyuu- Vôlei

Para finalizar, o único anime de vólei lançado no Japão. Ele conta a historia de Shoyo Hinata, que se apaixona pelo esporte após ver um jogo pela televisão, onde vê o seu ídolo, o “Pequeno Gigante”. Apesar de sua baixa estatura, Hinata se mostra um excelente jogador, montando um time improvisado para jogar um campeonato, onde conhece seu rival Tobio Kageyama, cujo time massacra o time de Hinata, embora Kageyama reconheça a habilidade do adversário. Quando entra no ensino médio, Hinata entra no time de vôlei da Karasumo, conhecidos como “os corvos caídos”, e reencontra Kageyama, mas dessa vez na mesma equipe. E os dois terão que, juntos levar o time para o intercolegial nacional.

O anime caminha para a quarta temporada, e enche os olhos dos nacionalistas brasileiros, já que há citações sobre o vólei brasileiro.