DESTAQUE

Champions League: o que esperar dos jogos dessa semana?

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução Foto: Facebook Oficial Uefa Champions League

Nessa terça-feira (14), terão início as partidas de ida das oitavas-de-final da Champions League. São oito jogos, divididos entre e a terça e quarta-feira dessa semana e da próxima. Com isso, o que esperar dos confrontos?

Benfica-POR x Borussia Dortmund-ALE

Os portugueses, apesar da boa campanha na fase de grupos, são os azarões do duelo. No entanto, os “encarnados” vêm de bons resultados nas competições locais. Estão em primeiro lugar no Campeonato Português e classificados às semifinais da Taça de Portugal. Com isso, chegam em bom momento e com confiança.

LEIA MAIS
NOVO REFORÇO DO SÃO PAULO, JUCILEI JÁ MARCOU DOIS GOLS PELO RIVAL CONTRA ATUAL CLUBE
DOUGLAS É SUBMETIDO A CIRURGIA E DEVE RECEBER ALTA NESTA TERÇA-FEIRA
GOLEIRO DA SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-20 DISPARA: “BANDO DE FILHOS DA P..”

O Dortmund vêm de situação oposta ao adversário. Após excelente campanha na fase de grupos, se classificando em primeiro lugar e deixando o Real Madrid com a segunda posição, a equipe não convence na Bundesliga. Apenas na quarta colocação, perdeu no último fim de semana para o modesto Darmstadt, último colocado. Ainda assim, possui um elenco mais qualificado que os lisboetas, com mais jogadores com capacidade de decidir nas horas difíceis.

Por essas questões, o favoritismo no geral é do Borussia Dortmund. Porém, o Benfica, de enorme tradição na Europa, certamente dará trabalho.

Prováveis escalações:
Sem desfalques confirmados, mas com Jonas não participando do último treino e Sálvio retornando agora, os possíveis onze do Benfica são: Ederson; Semedo, Luisão, Lindelof e Andre Almeida; Fejsa, Pizzi, Cervi e Sálvio; Mitroglou e Jonas.

Sem o meia Mario Gotze, o Borussia deve vir com: Burki; Piszcek, Sokratis, Bartra e Schmelzer; Weigl, Gonzalo Castro, e Raphael Guerreiro; Dembele, Reus e Aubameyang.

Paris Saint-Germain-FRA x Barcelona-ESP

Este tem se tornado um duelo comum na competição. Nas últimas 4 edições, foram 6 encontros, sendo dois em mata-mata e um pela fase de grupos. O retrospecto é melhor para os espanhóis: 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Os números mostram que os franceses tem um carrasco à frente, já que foi eliminado duas vezes pelo adversário. Isso certamente deixa a equipe ainda mais motivada a buscar a classificação, considerando que muitos dos que disputaram esses jogos ainda estão no elenco.

Ambos passam por momentos parecidos nas competições locais: decepcionam no campeonato nacional, com irregularidade que permitiu os rivais Mônaco e Real Madrid assumirem a liderança. Já nas copas possuem melhores resultados. O PSG está nas oitavas da Copa da França e na final da Copa da Liga Francesa, enquanto o Barcelona está na final da Copa do Rei.

O futebol praticado pelos dois durante a temporada também tem semelhança: pelo que já foi visto em outros momentos, está claro que podem entregar mais. Todavia, ambos tem tido melhores apresentações nas últimas partidas. Devido a isso, essa deve ser uma disputa equilibrada. Com um elenco mais forte e decidindo no seu estádio, os catalães possuem certa vantagem. Entretanto, jogando em casa, os parisienses devem tentar impor seu ritmo para levar uma vantagem ao Camp Nou.

Prováveis escalações:
Com o as ausências de Thiago Motta (suspenso) e do importantíssimo Thiago Silva (lesionado), o PSG deve vir com: Areola; Aurier, Marquinhos, Kimpembe e Kurzawa; Verrati, Matuidi e Draxler; Lucas, Di María e Cavani.

Com a grave lesão de Aleix Vidal e improvável aparição de Mascherano, com um desconforto muscular, o Barça deve ir de: ter Stegen; Sergi Roberto, Pique, Umtiti e Jordi Alba; Sergio Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suarez e Neymar.

Real Madrid-ESP x Napoli-ITA

Os espanhóis, atuais campeões do torneio, não vêm em seu melhor momento. Ainda que seja líder de La liga, tem vencido os recentes jogos sem apresentar um futebol tão convincente. Além disso, foram eliminados recentemente pelo Celta de Vigo na Copa do Rei, sendo derrotados em pleno Santiago Bernabéu.

Os italianos, por outro lado, tem feito apresentações contundentes e vencido jogos importantes. Está na terceira posição da Série A e nas semi finais da Copa Itália.

Apesar de tais questões, a superioridade de elenco dos merengues é inquestionável. Por isso, são favoritos a se classificar e tem tudo para vencer nessa primeira partida em casa. No entanto, o Napoli vem forte e pode criar boas dificuldades ao oponente.

Prováveis escalações:
Com um único mas notável desfalque, que é Gareth Bale, o Real deve ir a campo com: Navas; Carvajal, Sergio Ramos, Varane e Marcelo; Casemiro, Modric e Kroos; Vázquez, Benzema e Cristiano Ronaldo.

Apenas com o reserva Tonelli de fora, o Napoli deve vir com: Reina; Hysaj, Albiol, Koulibaly e Ghoulam; Zielinski, Diawara e Hamsik; Callejon, Mertens e Insigne.

Bayern de Munique-ALE x Arsenal-ING

Este é mais um confronto usual da liga. Foram 10 partidas disputadas, com vantagem para os alemães: 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, sendo que nos três mata-matas disputados foram três classificações contra os ingleses.

O Bayern vem de bons resultados, liderando com folga a Bundesliga e classificado às quartas-de-final da Copa da Alemanha. Porém, não tem convencido em campo, com vitórias magras e gols marcados nos últimos minutos. Com isso, chega em um momento não tão positivo, apesar de ser umas das potencias europeias.

A temporada do Arsenal tem sido de altos e baixos. Houveram momentos de grandes exibições e vitórias categóricas, e outros de apresentações abaixo do esperado e resultados ruins. Na Premier League, com tropeços em jogos importantes, viu o líder Chelsea disparar e está agora há 10 pontos de diferença. Na Copa da Inglaterra vai bem, classificado à quinta fase.

Assim, os bávaros levam vantagem pelo bom retrospecto e pela superioridade de elenco. Entretanto, os Gunners decidem em casa e tem sede de vingança, nesta que deve ser a última de temporada de Arsène Wenger à frente do clube londrino.

Prováveis escalações:
Sem Boateng, se recuperando de lesão, e provavelmente sem Ribery, que não treinou nessa segunda, o Bayern deve ter: Neuer, Lahm, Hummels, Martínez e Alaba; Xabi Alonso, Vidal, Robben, Muller e Douglas Costa; Lewandowski.

Com os já conhecidos desfalques de Ramsey e Cazorla, o Arsenal deve ir a campo com: Cech; Bellerin, Koscielny, Mustafi e Gibbs; Coquelin, Xhaka, Walcott, Ozil e Iwobi; Sanchez.