DESTAQUE

Árbitro Thiago Duarte Peixoto é palmeirense? Saiba a verdade

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Thiago Duarte Peixoto

Crédito: Reprodução / Internet

A vida do árbitro paulista Thiago Duarte Peixoto nunca mais será a mesma após o último dérbi entre Corinthians e Palmeiras. Seu erro ao expulsar o volante alvinegro Gabriel, que nem no lance da falta em Keno estava, vai demorar para sair da memória dos torcedores, da imprensa e da própria Federação Paulista de Futebol.

Por conta deste acontecimento, circula na internet uma foto em que Thiago aparece abraçado com outras pessoas vestindo uma camisa do Palmeiras. Nas redes sociais, torcedores do Corinthians atestam que a imagem é real e justificam, assim, o equívoco na partida como “proposital” ou “premeditado” por parte do árbitro.

LEIA MAIS
Imprensa critica time, jogadores e técnico do Palmeiras
“Seca” em clássicos expõe falta de referência ofensiva no Palmeiras

O Torcedores.com apurou, no entanto, que a imagem em questão é falsa. Na foto original, o árbitro está vestindo uma camisa azul. Vale destacar também que a imagem original é antiga. Nela, Thiago aparece recebendo um prêmio ao lado de amigos e familiares.

FOTO ORIGINAL:

Reprodução / Internet
Reprodução / Facebook

OUTRA MONTAGEM

A mesma foto também circula na internet – de maneira mais tímida – com uma montagem a favor do Corinthians. Esta não ganhou tanta repercussão por conta do resultado favorável ao Timão no dérbi e também por se tratar de uma montagem mais “tosca”, facilmente identificada como falsa.

Reprodução / Internet
Reprodução / Internet

THIAGO DUARTE PEIXOTO CORINTIANO?

Antes do dérbi da última quarta-feira, a foto que circulava na internet era de Thiago posando ao lado de duas pessoas que seguravam uma camisa do Corinthians autografada. Datada de 2015, essa imagem quase sempre aparece entre torcedores de Palmeiras e São Paulo quando o árbitro apita jogos do Timão.

Reprodução / Internet
Reprodução / Internet

No entanto, essa foto possui um significado muito mais nobre do que os boatos da internet imaginam. De acordo com apurações da época, como a do jornalista Estevan Ciccone, da Rádio Bandeirantes, tudo não passou de um mal entendido. Essa foto começou a circular antes do clássico de 2015, pela semifinal do Paulistão.

“A mãe de Thiago teve câncer e foi tratada no Hospital de Barretos, mas veio a falecer. Ao perceber as dificuldades do hospital, o pai do árbitro doou uma camisa do Corinthians toda autografada, para que esta fosse leiloada. A foto foi tirada no momento da entrega da camisa, e Thiago posa ao lado do pai, Carlos Beronha, e de Ivo Duarte, do departamento de captação de recursos da Santa Casa de Misericórdia de Barretos”, explicou Ciccone na época.

O jornal Folha de S. Paulo também endossa essa apuração, ao afirmar que “o uniforme autografado havia sido uma doação para a Santa Casa de Barretos, sua cidade natal, que faria um leilão para captar recursos. Foi no hospital que a mãe do árbitro, Neide, tratou de um câncer que a matou em 2011.”

AMIGO DE INFÂNCIA

O Torcedores.com conversou com um amigo muito próximo de infância de Thiago Peixoto em Barretos, que preferiu não se identificar. Este afirma que Thiago nunca teve um time do coração e se dedicava muito para a sua carreira. “O Thiago nunca teve um time. Sempre foi uma pessoa íntegra, esportista e se preparou muito para a carreira. Todos esses boatos de palmeirense ou corintiano são falsos”.

“A cidade inteira está comovida com a situação por conhecerem o caráter de Thiago e o quanto ele é trabalhador e honesto. Sua família ainda mora em Barretos e está contando com o apoio de todos na cidade”, completou o amigo de infância.

PUNIÇÃO

Por conta da expulsão equivocada no último clássico paulista, o árbitro Thiago Peixoto ficará afastado e passará por avaliações na Federação Paulista de Futebol. Em comunicado oficial, a entidade confirma o afastamento.

“A Comissão Estadual de Arbitragem informa que o árbitro Thiago Duarte Peixoto, após reunião na sede da FPF nesta quinta-feira, em entendimento mútuo, passará por avaliações técnicas, psicológicas e físicas, após atuação no clássico entre Corinthians e Palmeiras, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista”, diz o comunicado divulgado na última quinta-feira, 23.

Foto: Reprodução / Internet