Futebol

Cultura, idioma e Ligue 1: Malcom fala sobre a vida na França

Publicado às

Jornalista formado pela FIAM-FAAM. Setorista do Internacional e do Fluminense no Torcedores.com. Também escreve sobre o Palmeiras no site. Contato: mohamed.nassif12@hotmail.com

Malcom

Crédito: Crédito da foto: Divulgação/Bordeaux

Após duas temporadas jogando no Corinthians, o atacante Malcom arrumou suas malas e desembarcou na França para atuar no Bordeaux. O jogador que foi revelado no Parque São Jorge ainda está se adaptando no futebol francês, apesar de já estar na Europa há pouco mais de um ano.

Dentro de campo, o atacante já está adaptado. Não teve demora para se tornar titular do Bordeaux. Suas boas partidas lhe renderam gols e sua evolução como jogador de futebol continua. Um jornal inglês, recentemente, colocou o jogador na mira do Liverpool.

Em entrevista ao Torcedores.com, o atacante que vem se destacando nos gramados da Europa comentou sobre as dificuldades e diferenças de viver na França em relação ao Brasil:

“A cultura é muito diferente, mas querendo ou não, temos que nos adaptar cada dia mais e aprender a língua. Ainda não estou 100% adaptado, mas já consigo me comunicar com todos os meu companheiros dentro e fora de campo. Ao longo do tempo, tudo melhora. Tenho contato com alguns jogadores (brasileiros), mas não aqui da França. Estão na Espanha, que é próximo.”

A temporada vem sendo de sucesso para alguns brasileiros no território francês, além do atacante. Boschillia, Dante, Lucas estão se destacando em seus clubes também. E o ex-corintiano elogiou o trabalho que está sendo feito por cada um: “São muitos jogadores brasileiros e todos têm qualidades. Todos já estão bem adaptados e fazendo em excelente trabalho em seus clubes, que é o mais importante.”

Atualmente, o Bordeaux está na 7ª posição da Ligue 1, fora da briga pelo título, em que estão PSG, Monaco e Nice. O time ainda luta por vaga em competição europeia, seja pelo próprio Campeonato Francês ou pela Copa da França, competição que o time de Malcom está na fase oitavas de final e vai enfrentar o Lorient.

E Malcom destacou o equilíbrio do campeonato nacional neste ano. O Nice começou a temporada disparando na liderança, mas PSG e Monaco já ultrapassaram o time que conta com outro brasileiro, o zagueiro Dante:

“O campeonato esse ano está bem acirrado, disputado. Quem for campeão, será merecido, porque todos os times têm muita qualidade. Hoje, no futebol, não existe jogo fácil.”