DESTAQUE

Fundado em 2008, Deportivo Capiatá vem fazendo história na Libertadores; veja curiosidades

Publicado às

Paulistano, 20 anos. Estudante de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Crédito: Comemoração da equipe após avançar para a terceira fase. Foto/Conmebol

Rival do Atlético-PR na terceira fase da Libertadores, o Club Deportivo Capiatá, ou simplesmente Deportivo Capiatá, é uma das sensações da competição nesta fase preliminar, que teve início em janeiro.

O clube, localizado na cidade de Capiatá-PAR (aproximadamente 20 km de Assunção), eliminou times sul-americanos tradicionais como Deportivo Tachira-VEN, na primeira fase e o Universitário-PER, na fase seguinte, para chegar ao confronto com os brasileiros.

LEIA MAIS:
COMO O CAPIATÁ ESTÁ NA TEMPORADA? VEJA ANÁLISE DO RIVAL DO ATLÉTICO-PR

CAMILO E “DUPLA GRINGA” ESTÃO PRÉ-RELACIONADOS PARA O JOGO CONTRA O OLÍMPIA

Apesar de possuírem grandes diferenças, a história recente do Deportivo Capiatá chega a se assemelhar com a da Chapecoense, aqui no Brasil. O Verdão do Oeste conseguiu uma incrível ascensão no futebol nacional, onde em 2009 faturou o primeiro acesso à série C do Brasileirão, até alcançar a primeira disputa na Libertadores este ano, após ter sido campeã da Copa Sul-americana de 2016.

E por que eu ressalto as diferenças entre os dois clubes? Pois bem. Fundado apenas em 04 de setembro de 2008, após uma fusão entre equipes do interior do Paraguai, o time de Capiatá ainda não conquistou nenhum título para o seu acervo.

Escudo do Club Deportivo Capiatá
Escudo do Club Deportivo Capiatá

Assim que foi criada, a equipe logo conseguiu a 2ª colocação no Campeonato Nacional Interliga, equivalente à série C, e assegurou sua vaga na segunda divisão do país. No ano de 2012, após fazer uma impecável temporada de 16 vitórias, sete empates e seis derrotas, o Deportivo Capiatá ficou com o vice-campeonato da competição, garantindo assim a sua vaga à elite do futebol paraguaio pela primeira vez.

Outro feito veio na temporada seguinte, quando “Os mitológicos” (como o time é chamado carinhosamente) faturaram o 5º lugar no campeonato, e de quebra a vaga para a Copa Sul-americana de 2014.

Mais um momento que os paraguaios chamaram a atenção da América foi na própria competição continental, ao terem vencido por 1×0 o temido Boca Juniors, na Bombonera, pelas oitavas de final. Acabou que na partida de volta os argentinos venceram pelo mesmo placar, e nos pênaltis, eliminam o Deportivo.

A primeira divisão do Campeonato Paraguaio é dividida em dois torneios, o Abertura e o Clausura, disputada no primeiro e no segundo semestre do ano, respectivamente. Com o somatório de pontos dos dois torneios de 2016, o jovem time ficou com a 4ª melhor colocação, posição que lhe deu direito de participar em 2017 da primeira Taça Libertadores da América.

O ESTÁDIO

Visão superior do estádio Erico Galeano Foto: Fabian Fleitas/Last Minute
Visão superior do estádio Erico Galeano Foto: Fabian Fleitas/Last Minute

A casa do Deportivo Capiatá é o estádio Erico Galeano Segóvia, entregue em 2009, e que possui capacidade para cerca de 15 000 pessoas. Inicialmente chamado apenas de “Estádio Deportivo Capiatá”, hoje carrega o nome do atual presidente do clube, Erico Galeano.

O gramado, que mais parece um tapete, é o principal orgulho do clube, considerado um dos melhores da primeira divisão do Paraguai.

No vídeo abaixo, produzido pelo site esportivo paraguaio D10.com.py, você pode conferir (em espanhol) uma visão mais aprofundada do estádio, além do depoimento de Cristhian Torres, gerente de futebol do clube, explicando detalhes sobre a estrutura do local, que também conta com formação de atletas juniores.


Templos de Pasión – Deportivo Capiatá por ultimahoracom

A CIDADE

Mapa da cidade de Capiatá-PAR  Foto: Google Maps
Mapa da cidade de Capiatá-PAR
Foto: Google Maps

Capiatá é uma cidade de aproximadamente 250 mil habitantes, localizada nas proximidades da capital do país, Assunção. O Paraguai é separado em 17 departamentos (espécie de estados), e o município pertence ao departamento Central, com uma das maiores populações da região.

Outro clube da cidade é o Martín Ledesma, campeão da terceira divisão em 2016, e que nesta temporada participará da segunda divisão do paraguaio. Diferentemente do Deportivo Capiatá, sua fundação foi em 22 de setembro de 1914.

LIBERTADORES 2017
Como foi citado no início da reportagem, a equipe paraguaia eliminou o Deportivo Táchira, com os placares de 1x0, no jogo de ida, e 0x0 na Venezuela. Já na segunda fase a disputa não foi fácil. Ao perder em casa por 1x3 para o Universitário, o Capiatá garantiu uma classificação heroica após vencer no Peru por 0x3.

Agora, o caçula da Libertadores jogará com o Atlético-PR nos dias 15 de fevereiro, em Curitiba, e na semana seguinte, dia 22, em Capiatá.

Quem se sagrar vitorioso neste confronto cairá no Grupo 4, ao lado de Flamengo, San Lorenzo-ARG e Universidad Católica-CHI, e ‘estreará’ contra os chilenos no dia 07 de março.