DESTAQUE

Especial Óscar: 14 filmes que têm o futebol como foco

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação

Além do futebol, muitas pessoas também gostam de ligar a televisão para assistir outras formas de entretenimento, com destaque especial para os filmes. Mas, já imaginou unir esses dois gêneros: o esporte mais popular do planeta e obras cinematográficas? 

Muitos diretores já uniram! Como o Óscar, cerimônia mais importante do cinema mundial, a qual escolhe as melhores obras e artistas do ano, acontece neste domingo (26), o Torcedores.com preparou uma lista de filmes que possuem o futebol como foco, confira!

LEIA MAIS:
OPINIÃO: SANTOS “BOTAFOGO” NA CRISE

Hooligans (2005): O filme mostra a história de um garoto que é expulso de uma das faculdades mais prestigiadas do planeta e entra para o mundo dos hooligans após conhecer seu cunhado. O longa foi responsável por tornar conhecida mundialmente a rivalidade entre West Ham e Millwall, e traz Elijah Wood, de “Senhor dos Anéis”, no papel principal

Reprodução
Divulgação

Duelo de Campeões (2004): Baseado em fatos reais, o longa metragem mostra a trajetória de um grupo de rapazes que vai representar os Estados Unidos, que até então tinha uma seleção de amadores, na Copa do Mundo de 1950, no Brasil, com ênfase para a vitória sobre os profissionais da Inglaterra. Um dos protagonistas é estrelado por Gerard Butler.

Reprodução
Divulgação

Rudo e Cursi (2008): Filme mexicano retrata a vida de dois irmãos que possuem o sonho de se tornarem jogadores de futebol. Problemas extra-campo e dentro dele, que podem ser enfrentados pelos atletas e os atrapalharem, são mostrados. O longa é estrelado Gael Garcia Bernal e Diego Luna.

Reprodução
Divulgação

Pelé Eterno (2004): Documentário brasileiro mostra a carreira de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. No filme aparecem depoimentos, entrevistas e imagens dos principais momentos da carreira do Rei.

Reprodução
Divulgação

Gol! – O Sonho Impossível (2005): Traz Kuno Becker no papel de Santiago Muñez, um mexicano que vive nos Estados Unidos e ganha a chance de jogar futebol na Inglaterra pelo Newcastle. Jogadores como David Beckham, Zinedine Zidane, Raúl e o treinador Sven-Göran Eriksson fazem participação na obra cinematográfica.

Reprodução
Divulgação

Heleno (2011): A vida futebolística e também as polêmicas fora das quatro linhas são mostradas nesse longa metragem nacional estrelado por Rodrigo Santoro, o qual interpreta Heleno, ídolo do Botafogo.

Divulgação
Divulgação

United (2011): Uma das partes mais tristes da história do Manchester United é retratada nesse filme, que mostra o acidente aéreo que vitimou boa parte do elenco da equipe inglesa em 1958.

Reprodução
Divulgação

O Milagre de Berna (2003): A obra cinematográfica tem como cenário a Alemanha pós-guerra e como a conquista da Copa do Mundo, em 1954, diante dos húngaros, conseguiu melhorar o astral de um povo.

Reprodução
Divulgação

Maldito Futebol Clube (2009): Mostra a passagem do treinador inglês Brian Clough, bicampeão da Liga dos Campeões pelo modesto Nottingham Forest, interpretado pelo ator Michael Sheen, pelo Leeds, no ano de 1974. Segundo a crítica, é um filme indicado até mesmo para aqueles que não gostam de futebol.

Divulgação

Ronaldo (2015): Primeiro filme que consegue ter acesso a imagens inéditas da carreira de Cristiano Ronaldo, um dos maiores jogadores de todo os tempos. O longa traz imagens do português e depoimentos do próprio atleta e de familiares e amigos.

Divulgação
Divulgação

Maradona por Kusturica (2008): Produzido pelo premiado diretor sérvio, Emir Kusturica, o documentário mostra detalhes sobre a carreira de um dos maiores jogadores da história, apresentando sua personalidade dentro de campo e também polêmicos momentos fora dele.

Divulgação
Divulgação

Maracanã (2014): Um dos piores dias do futebol brasileiro é mostrado nesse documentário sobre a vitória do Uruguai na Copa de 1950 em pleno estádio do Maracanã sobre o Brasil. A obra cinematográfica traz imagens bastante raras daquele fatídico dia e, apesar de produzido por uruguaios, é bem imparcial.

Divulgação
Divulgação

Fuga para a vitória (1982): O filme que traz Sylvester Stallone como um dos protagonista é baseado em fatos reais e traz um time de prisioneiros de guerra que tem de enfrentar soldados nazistas em uma partida de futebol. Detalhe curioso é a participação de Pelé, o Rei, no longa metragem.

Divulgação
Divulgação

A Outra Final (2003): No mesmo dia da final da Copa do Mundo 2002, o longa metragem mostra uma decisão “diferente”, entre as duas piores seleções do ranking da FIFA: Butão e Montserrat. A ideia foi dos diretores holandeses Johan Kramer e Matthijs de Jongh, depois da seleção do seu país não se classificar ao mundial daquele ano.

Divulgação
Divulgação