DESTAQUE

Globo trocou jogo por filme e perdeu primeiro gol de Rogério Ceni há 20 anos

Publicado às

Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.

Crédito: Reprodução/Rede Record

A Rede Globo é hoje a única exibidora do Paulistão na TV aberta e faz questão de manter o estadual em sua grade todos os anos. Mas nem sempre foi assim. Há exatos 20 anos, em uma intensa guerra de audiência aos fins de semana, a emissora desistiu de mostrar a primeira fase da competição e acabou deixando de transmitir ao vivo o primeiro gol da carreira de Rogério Ceni, hoje treinador do São Paulo.

Em 1997, o Paulistão tinha seus direitos de transmissão repartidos entre Globo, Record e Band, mas apenas as duas últimas exibiram os jogos desde a primeira fase. A Globo optou por entrar nos momentos mais decisivos da competição porque não queria trocar sua grade de programação dos sábados por partidas entre times grandes e equipes do interior.

LEIA MAIS
COMO O SBT E O CORINTHIANS MUDARAM PARA SEMPRE A HISTÓRIA DA COPA DO BRASIL

No dia 15 de fevereiro de 1997, o São Paulo foi à cidade de Araras encarar o União São João, time hoje desativado, mas que na época era uma força do interior e disputaria até a Série A do Brasileirão naquele mesmo ano. Rogério Ceni era um jovem goleiro que finalmente ganhava a chance de ser titular com a saída do bicampeão mundial Zetti para o Santos.

O jogo foi realizado em um sábado às 16h, justamente o horário que a Globo achava não valer a pena exibir futebol. A emissora preferiu mostrar o filme “Tubarão”, produção que foi sucesso mundial nos cinemas em 1975, ou seja, 22 anos antes. Sobrou para Record e Band a chance dos únicos registros ao vivo em TV aberta do primeiro gol de Ceni.

Na Rede Record, coube ao narrador Luiz Alfredo a missão de narrar o gol. “Momento raro no futebol”, anunciava o locutor, antes de gritar pelo feito de Ceni, que bateu uma falta baixa contornando a barreira do União São João e tirando o goleiro Adinan da jogada.

O histórico narrador Luciano do Valle, que morreu há quase três anos, foi quem colocou a voz no primeiro gol de Ceni pela Band.

Sem transmitir o jogo, a Globo registrou o gol de Rogério Ceni nos famosos “gols da rodada” com a voz de Léo Batista em seus telejornais. O duelo acabou vencido pelo São Paulo por 2 a 0, para alegria da torcida, do goleiro, e do então treinador tricolor, Muricy Ramalho.

Neste 15 de fevereiro, 20 anos depois, a Globo será a única emissora de TV aberta a transmitir o primeiro clássico oficial de Rogério Ceni como treinador, justamente na data de aniversário de seu primeiro gol na carreira. O duelo Santos x São Paulo, na Vila Belmiro, começa às 21h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira (15).