Fitness

Os efeitos da glutamina na performance de jogadores de futebol

Publicado às

Especializada em testes laboratoriais de vitaminas e suplementos alimentares, a Labdoor é uma empresa independente com sede nos EUA, onde são avaliadas e divulgadas informações sobre toda a suplementação testada. O resultado das análises laboratoriais formam rankings de suplementos que ajudam os consumidores na hora de escolher o melhor suplemento para seus objetivos.

Glutamina no futebol

Atividade física intensa, como a rotina de jogadores de futebol, exige esforços do atleta que podem levar a diminuições na função do sistema imunológico e consequentemente tornar o atleta mais suscetível a doenças.

A suplementação de glutamina não só pode ajudar o atleta a prevenir doenças, mas também aumenta os níveis hormonais, hidrata as células musculares e aumenta o armazenamento de glicogênio melhorando a resistência física e performance dos jogadores.

LEIA TAMBÉM: SAIBA TUDO SOBRE SUPLEMENTOS NA NOVA COLUNA DA LABDOOR

O que é glutamina?

A glutamina (L-glutamina) é o aminoácido mais abundante no sangue, armazenado principalmente nos músculos, mas também pode ser encontrado no fígado, pulmões, cérebro e plasma do sangue. É usado como fonte de energia para as células.

Como a glutamina é sintetizada no músculo esquelético e no tecido adiposo, além dos pulmões, fígado e cérebro, não é considerado um aminoácido essencial. No entanto, há evidências de que nosso corpo não pode produzir glutamina suficiente durante períodos de estresse, como exercício intenso, para acompanhar a demanda, tornando-o assim mais essencial do que alguns podem pensar.

VEJA TAMBÉM: GLUTAMINA ENGORDA?

Aumento da resistência de jogadores de futebol

A glutamina auxilia no armazenamento e produção de glicogênio. Tal efeito tem importância fundamental para a maioria dos jogadores de futebol e outros atletas onde o aumento da resistência é fundamental para a prática do esporte.

Em busca de comprovações neste sentido um grupo de pesquisadores conduziu um estudo, em dois períodos separados, no qual nove jogadores de futebol do sexo masculino foram avaliados quanto a resistência e performance 30 minutos após a ingestão de uma bebida desportiva contendo carboidratos + glutamina versus a bebida contendo somente carboidratos.

Quando os jogadores ingeriram a glutamina associada à bebida sua resistência foi significativamente maior do que quando ingeriram somente carboidratos. Foram objetivos de avaliação da pesquisa fatores como a distância percorrida, a duração de tempo tolerado para a continuidade dos exercícios e o nível de fadiga dos jogadores.

A glutamina também apresenta outros benefícios tais como apoio à manutenção da imunidade em atletas que tem rotinas de treinamentos intensos, além de promover aumento da força e ganho de massa muscular. Estes benefícios não são exclusivos à atletas, mas, para todos os que praticam algum tipo de atividade física.

 

REFERÊNCIA

ABBASALIPOUR, Masoud; PARSAY, Sousan; AKBARNEJAD, Ali. Comparison of proper nutrition, creatine and glutamine supplements effects on white blood cells. Journal of Scientific and Innovative Research, v. 3, n. 2, p. 126-133, 2014.

FAVANO, Alessandra et al. Peptide glutamine supplementation for tolerance of intermittent exercise in soccer players. Clinics, v. 63, n. 1, p. 27-32, 2008

KALDIRIMCI, Murat et al. Glutamine Supplementation and Basketball Players Power Performance Changes. Journal of Sports Science, v. 3, p. 298-304, 2015.